Com esta app, esquece lá isso de ir sozinho para casa à noite


 

Imagina o cenário: sais de um bar às 4 da manhã, completamente sozinho(a), e não tens outra opção senão ir a pé até casa. Ou então: fazes noitada na faculdade, até à mesma hora, e levas contigo o computador e livros por ruas escuras onde podes facilmente ser assaltado(a). Já há uma app para estas situações.

Chama-se Companion e faz com que qualquer conhecido teu te faça companhia – e de “guarda-costas” –, sem a necessidade de estar “fisicamente” ao teu lado. Sempre que sais de um determinado sítio para ir para casa, podes escolher alguns números de familiares ou amigos para onde a app vai enviar uma SMS automática.

companionapp_02

Essa SMS contém um link onde as pessoas podem fazer o tracking do teu sinal de GPS e, assim, saberem precisamente onde estás e se estás a fazer o caminho correto até casa. A partir daqui há vários cenários possíveis: caso a pessoa que está a caminho de casa se desviar do caminho, cair, comece a correr ou tira abruptamente os phones da entrada do jack – tudo detetado pelos sensores do smartphone –, a app irá automaticamente entrar em estado de alerta e perguntar ao utilizador se está tudo bem.

Se ele responder, tudo continua normal, mas caso não haja qualquer resposta num intervalo de 15 segundos, a app começa a emitir sons de alerta para afastar possíveis assaltantes e as pessoas que estão a seguir o sinal de GPS são alertadas, havendo a opção de ligar para o utilizador da Companion ou diretamente para a polícia.

companionapp_03

De destacar que a pessoa que recebe a SMS não precisa obrigatoriamente de ter a app instalada. Disponível tanto para Android como para iOS, este software foi criado por 5 amigos da Universidade de Michigan e dirige-se essencialmente a pessoas que ficam até tarde nas bibliotecas, mas como já se viu as opções são várias.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.