Com esta app, esquece lá isso de ir sozinho para casa à noite


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Imagina o cenário: sais de um bar às 4 da manhã, completamente sozinho(a), e não tens outra opção senão ir a pé até casa. Ou então: fazes noitada na faculdade, até à mesma hora, e levas contigo o computador e livros por ruas escuras onde podes facilmente ser assaltado(a). Já há uma app para estas situações.

Chama-se Companion e faz com que qualquer conhecido teu te faça companhia – e de “guarda-costas” –, sem a necessidade de estar “fisicamente” ao teu lado. Sempre que sais de um determinado sítio para ir para casa, podes escolher alguns números de familiares ou amigos para onde a app vai enviar uma SMS automática.

companionapp_02

Essa SMS contém um link onde as pessoas podem fazer o tracking do teu sinal de GPS e, assim, saberem precisamente onde estás e se estás a fazer o caminho correto até casa. A partir daqui há vários cenários possíveis: caso a pessoa que está a caminho de casa se desviar do caminho, cair, comece a correr ou tira abruptamente os phones da entrada do jack – tudo detetado pelos sensores do smartphone –, a app irá automaticamente entrar em estado de alerta e perguntar ao utilizador se está tudo bem.

Se ele responder, tudo continua normal, mas caso não haja qualquer resposta num intervalo de 15 segundos, a app começa a emitir sons de alerta para afastar possíveis assaltantes e as pessoas que estão a seguir o sinal de GPS são alertadas, havendo a opção de ligar para o utilizador da Companion ou diretamente para a polícia.

companionapp_03

De destacar que a pessoa que recebe a SMS não precisa obrigatoriamente de ter a app instalada. Disponível tanto para Android como para iOS, este software foi criado por 5 amigos da Universidade de Michigan e dirige-se essencialmente a pessoas que ficam até tarde nas bibliotecas, mas como já se viu as opções são várias.

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!