‘As 1001 Noites’ escolhido para representar Portugal nos Óscares


as 1001 noites portugal Óscares

O segundo volume de As 1001 Noites, intitulado O Desolado, foi escolhido pelo júri da Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas para representar Portugal na 86ª edição dos Óscares da Academia de Cinema norte-americana.

O filme realizado por Miguel Gomes vai integrar, com outras produções, a lista de possíveis nomeados na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Dessa lista, serão depois escolhidas as 5 nomeações que vão disputar a estatueta dourada no dia 28 de Fevereiro de 2016, na habitual cerimónia de entrega em Los Angeles.

O Desolado é um dos três volumes que integram o conjunto As 1001 Noites; vai chegar às salas portuguesas no dia 24 deste mês. Os outros dois são O Encantado, que poderá ser visto a partir de 1 de Outubro, e O Inquieto, primeiro volume, que estreou no final de Agosto e que teve cerca de 4 mil espectadores no primeiro fim-de-semana (O Pátio das Cantigas teve 80 mil).

O produtor Paulo Trancoso, o realizador Lauro António, o director de fotografia André Szankowski, o director de som Pedro Melo e o actor Miguel Monteiro integraram o júri da Academia que seleccionou a trilogia de Miguel Gomes.