Agora podes ter um pequeno BB-8 do ‘Star Wars’ a patrulhar a tua casa


BB-8 Star Wars
 

A empresa de robótica Sphero criou uma réplica fiel e em miniatura do BB-8, com que muitos fãs de Star Wars (e não só) vão querer brincar. O adorável brinquedo está à venda em vários países; em Portugal, custa 170 euros nas lojas da Disney.

O BB-8 é o novo robô do universo Star Wars, que vai aparecer pela primeira vez no próximo filme da saga, The Force Awakens, cuja estreia está prevista para 17 de Dezembro no nosso país, um dia antes de chegar às salas norte-americanas.

A versão brinquedo do BB-8, criada pela Sphero em conjunto com a Disney e a Lucasfilm, faz tudo aquilo que esperávamos que fizesse. O robô é composto por uma esfera que roda sob uma cabeça fixa (a Sphero usou ímans para assegurar que a cabeça não se mexe).

bb8droid_02

O movimento do BB-8 é controlado através de uma app para telemóvel (iOS/Android), sendo a comunicação com o brinquedo feita por Bluetooth. Podemos comandar o robô manualmente, dar-lhe comandos de voz em inglês (por exemplo, se gritarmos “it’s a trap”, ele desata a fugir) ou ainda colocá-lo em modo patrulha, para vasculhar a nossa casa em busca de inimigos.

É neste modo patrulha que vemos a inteligência artificial em acção. Quando activado, o BB-8 começa a percorrer livremente a casa para traçar na app um mapa da mesma. Ao chocar contra os obstáculos que encontra no espaço, o robô aprende o que deve evitar nas próximas vezes. São pancadas suaves, que não danificam o resistente brinquedo.

bb8droid_03

A bateria do BB-8 mantém-no vivo durante 1 hora, sendo que são precisas 3 horas para ela ficar totalmente carregada (este carregamento é feito numa dock que acompanha o brinquedo). O robô consegue atingir uma velocidade máxima de 8 km/h e andar até 30 metros de distância de quem o está a comandar.

Através da app, a Sphero procura enriquecer o BB-8 com sons de Star Wars. Por exemplo, a primeira coisa que ouvimos quando abrimos a app é a carismática música da saga. O robô “fala” através de zumbidos e assobios, mas, como não consegue emitir som, é a app que se encarrega desse assunto. Existe ainda uma função de realidade aumentada na app, que permite enviar mensagens ao BB-8 e vê-las no ecrã do telemóvel.

bb8droid_04

O BB-8 da Sphero foi testado pela imprensa internacional. Partilhamos, de seguida, dois vídeos dos sites The Verge e TechCrunch. Por cá, Nuno Markl fez uma review do produto no seu blogue A Cave do Markl.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.