Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Podia ser uma história “just another day on America”, mas é bem mais que isso. Ahmed Mohamed é um inocente miúdo muçulmano de 14 anos que levou para a escola, no Texas, um relógio que fizera em casa na noite de domingo anterior. Acabou preso pela polícia, por suspeita de bomba.
Ahmed é apenas um curioso. Gosta de robótica e engenharia, numa idade em que estas duas palavras são-lhe ainda grandes palavrões. Ahmed gosta de criar coisas, como contou ao The Dallas Morning News.
O relógio que criou é um aparelho simples, com um circuito eléctrico e uma fonte alimentação, ligados a um ecrã. Aluno da MacArthur High School, Ahmed mostrou a sua invenção à sua professora de engenharia, que o aconselhou a guardá-la na mochila. Durante aula de inglês, o aparelho fez barulho e, no final da aula, o pequeno rapaz teve de mostrá-lo à professora. Esta tirou-lho e, mais tarde, numa outra aula, o director da escola apareceu com a polícia para prender e interrogar a criança.
A reacção da Internet
A história tem todos os elementos de preconceito religioso (é, aliás, o que a família de Ahmed Mohamed defende) e está a correr a Internet, com a hashtag #IStandWithAhmed, e já chamou a atenção de figuras tão distintas como Barack Obama e Mark Zuckerberg.
Watch out, it's a brown guy with a clock! #IStandWithAhmed @IStandWithAhmed pic.twitter.com/8lzzrEakoi
— Tariq Khokhar (@tkb) September 16, 2015
Brought my clock to work today. #IStandWithAhmed #Solidarity pic.twitter.com/h4Jr0siF1A
— Simran Jeet Singh (@SikhProf) September 16, 2015
A conta @IStandWithAhmed no Twitter serve para a família comunicar os últimos desenvolvimentos:
Going to meet my lawyer. pic.twitter.com/YCxOOeOz3Z
— Ahmed Mohamed (@IStandWithAhmed) September 16, 2015
Obama, Facebook, Google, Twitter…
Como te estávamos a dizer, a história de Ahmed chegou aos ouvidos do Presidente dos Estados Unidos. Num simpático tweet, Barack Obama disse: “Bom relógio, Ahmed. Queres trazê-lo à Casa Branca? Deveríamos inspirar mais crianças como tu a gostar de ciência. É o que torna a América incrível.”
Cool clock, Ahmed. Want to bring it to the White House? We should inspire more kids like you to like science. It's what makes America great.
— President Obama (@POTUS44) September 16, 2015
Também Mark Zuckerberg comentou a história. Na sua página de Facebook, disse que “ter habilidade e ambição para construir algo legal deveria ser motivo de aplauso, não de prisão” e convidou Ahmed a visitar a sede do Facebook:
Por seu lado, a Google e o Twitter escreveram:
Hey Ahmed- we're saving a seat for you at this weekend's Google Science Fair…want to come? Bring your clock! #IStandwithAhmed
— Google Science Fair (@googlescifair) September 16, 2015
Hi @IStandWithAhmed, we ? building things at @twitter too. Would you consider interning with us? We'd love it — DM us! #IStandWithAhmed
— Twitter (@Twitter) September 16, 2015