Como será o botão “dislike” do Facebook? Temos um forte palpite


Como será o botão dislike do Facebook
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Recentemente Mark Zuckerberg anunciou que a sua equipa está a trabalhar num botão “dislike”, mas deixou claro que este não será propriamente um botão “dislike”. Ao invés, o Facebook quer permitir que os seus utilizadores exprimam emoções e sentimentos que o actual botão “like” não alberga.

Na verdade, quando um amigo publica sobre a morte de um entre-querido, não nos sentimos confortáveis em deixar um “like”, mas é essa a única forma de mostrarmos que lemos o post e estamos solidários.

Existem inúmeras outras situações nas quais o “like” não tem sentido, fazendo-nos querer muito o botão “dislike”. Tal como Zuckerberg defendeu, aquilo que nós queremos não é um sistema semelhante ao do Reddit, em que conteúdo votado positivamente sobe no feed e conteúdo votado negativamente desce no feed. Queremos, sim, expressar empatia, porque nem todos são bons momentos.

Assim, o botão “dislike” do Facebook pode, na verdade, ser um botão de emojis. Pelo menos é o que indica uma patente registada no final do ano passado pela rede social.

fbbutaoemoji_02

Junto aos botões de “like”, “comment” e “share” dos posts, poderá aparecer um conjunto de emojis dos quais escolhes um para exprimir o teu sentimento relativamente ao post. O emoji escolhido aparecerá junto ao número de likes e aos emojis escolhidos por outras pessoas.

fbbutaoemoji_03

O sistema não é muito diferente do proposto pela rede social Path ou pela popular plataforma de comunicação empresarial Slack, conforme notou o Josh Constine do TechCrunch.

Enquanto que design final da interface pode ser diferente do apresentado nestes “rascunhos”, é provável que a resposta do Facebook aos inúmeros pedidos por um botão “dislike” passe mesmo por emojis.

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!