Agora praticamente qualquer pessoa pode criar anúncios no Twitter


criar anúncios no Twitter

Anúncios no Facebook qualquer um pode criar, mas no Twitter era preciso até há bem pouco tempo ser-se “parceiro” para o poder fazer. Contudo, os Twitter Ads estão agora disponíveis para todos os utilizadores, sejam eles pessoas comuns como tu ou PMEs.

Na prática, o Twitter expandiu a sua plataforma de “self-service ads” de 33 para mais de 200 países e territórios, o que significa que agora está disponível em todos os sítios onde se pode legalmente tweetar (a rede social está bloqueada em alguns países, como a China ou a Coreia do Norte).

Em Portugal, por exemplo, já podes ir a ads.twitter.com com a tua conta pessoal ou com a conta da tua empresa para começar a anunciar no no Twitter.

twitteradstodos_02

O Twitter lançou os “self-service ads” há cerca de dois anos, a pensar nas pequenas e médias empresas. Limitado numa primeira fase aos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Canadá, começou a ser expandido para outros mercados em 2014. Chegou ao Brasil em Julho deste ano e agora aterrou em Portugal e mais 200 países. Diz o Twitter que existem no total 100 mil anunciantes activos.

O que podes fazer com os Twitter Ads?

São vários os formatos de anúncio que podes criar, consoante os objectos que defines. Dois dos anúncios mais “básicos” são o Promoted Tweet e o Promoted Account. O primeiro assemelha-se aos promoted posts do Facebook e permite-te basicamente fazer com que um tweet teu alcance mais pessoas no Twitter. Já com o segundo, podes fazer divulgar a tua conta e assim captar novos seguidores.

twitteradstodos_03

Outro tipo de anúncios como o Website Card ou o Lead Generation Card deixam-te captar tráfego para o teu site ou leads para a tua campanha (por exemplo, subscrição de newsletter).

twitteradstodos_04

Existem diversas ferramentas de segmentação (interesse, palavra-chave, username, dispositivo, localização…) à tua disposição, para que possas chegar à audiência certa. Através da segmentação por evento, podes interagir com utilizadores que estejam a acompanhar os Emmys ou a Volta a França, ou a comentar o regresso às aulas.

Em ads.twitter.com, podes monitorizar todos os Twitter Ads que tens a decorrer neste momento, assim como consultar estatísticas da tua actividade na rede social.

Para mais detalhes, sobre os Twitter Ads consulta business.twitter.com, e segue as contas @TwitterAds e @TwitterSmallBiz.