Facebook dá novas ferramentas aos jornalistas


Jornalistas e outros pessoas com perfis verificados no Facebook já podem usar o Mentions para interagir com os seus seguidores. Até aqui disponível unicamente para páginas com o visto azul, o Mentions permite criar livestreams e promover sessões de perguntas/respostas, duas funcionalidades que não estão disponíveis através da app principal do Facebook.

No fundo, o Mentions pode agora ser usado por qualquer página ou perfil verificado, não só por páginas. O Facebook dá a visto azul a figuras públicas, jornalistas e atletas. Se és um destes, podes enviar um pedido de verificação ao Facebook através deste formulário.

Jornalistas que tenham perfis verificados podem registar-se no Mentions e usá-lo no seu trabalho diário. A app permite-lhes fazer directos para reportar incidentes ou acontecimentos mediáticos, como uma manifestação. Também podem fazer livestreams para revelar os bastidores de uma entrevista, mostrar momentos de uma redacção ou comentar um determinado tema (por exemplo, primeiras impressões sobre a keynote da Apple que terminou há instantes).

fbmentionsjornalistas_02

Outra funcionalidade do Mentions é a possibilidade de promover sessões de perguntas/respostas em tempo real com os seguidores.

Com a app, os jornalistas podem ainda publicar apenas para seguidores. Em 2011, o Facebook lançou o botão Follow, permitindo a qualquer utilizador (não apenas jornalistas) abrir o seu perfil a pessoas que provavelmente não conhece, mas que estão interessadas em seguir os seus posts públicos. No entanto, publicar para seguidores implica publicar também para amigos. Isso cria algum desconforto junto de alguns jornalistas, que sabem que as pessoas não se tornaram suas amigas no Facebook para levar com todos os seus artigos e vídeos.

fbmentionsjornalistas_03

Contudo, jornalistas e outros utilizadores verificados podem usar o Mentions para criar posts que só os seus seguidores vêem no News Feed. Esses posts são visíveis também para amigos, mas estes terão de ir ao perfil do jornalista para os ver.

De resto, o Mentions permite que os jornalistas sigam o que outros estão a dizer sobre eles, acompanhem tópicos que lhes interessam e saibam o que está a ser tendência no Facebook.

A abertura do Mentions a jornalistas e outros perfis verificados é mais um esforço do Facebook para roubar o protagonismo que o Twitter tem no mundo dos media. É frequente termos jornalistas activos na rede social dos 140 caracteres, mas são poucos os que usam o Facebook para se conectarem com a sua audiência.