O Firefox quer as maravilhosas extensões do Chrome


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Se até gostas do Mozilla Firefox mas, como muitas pessoas, não queres perder as excelentes funcionalidades das extensões do Google Chrome, temos boas notícias para ti. A Mozilla anunciou, recentemente, a adopção de uma nova API, chamada WebExtensionsAPI, para que os programadores possam criar plugins compatíveis com os dois browsers.

A nova WebExtensionsAPI do Firefox é largamente compatível com os browsers Chrome e Opera, e possivelmente também com o Microsoft Edge. Quer isto dizer que os programadores podem agora desenvolver extensões para os vários browsers, procedendo apenas a pequenas alterações no código.

Na prática, os programadores vão poder incluir na loja da Mozilla as extensões que até então já tinham disponíveis na popular Chrome Web Store.

Aliás, estas novidade não são só opcionais, como também obrigatórias. A partir de 22 de setembro, com o lançamento do Firefox 41, a Mozilla vai passar a controlar muito mais a sua loja de extensões e aprovar cada item que seja lá colocado.

Tendo em conta que o Firefox requer de muito menos memória do teu computador do que, por exemplo, o próprio Chrome, esta revela ser uma excelente alternativa para quem está à procura de uma mudança.

Podes conhecer mais detalhes sobre a WebExtensionsAPI no blogue oficial da Mozilla.

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!