A partir de hoje, A Vida Não Presta


nerve trabalho conhaque

Depois de uma noite de super-lua tudo parecia acordar para mais uma semana normal, não fosse o scroll matinal revelar o tão aguardado álbum de Nerve: ‘Trabalho & Conhaque’ ou ‘A Vida Não Presta & Ninguém Merece a Tua Confiança’.

O rapper que já nos habituou a surpresas (ou que nunca parou de nos surpreender?) desta vez viu-se forçado a não esperar pela hora combinada e a lançar o seu album ao mundo às 4 da manhã. E a verdade é que se pelo menos a manhã se esperava sossegada, de repente, tudo ficou mais agitado e sombrio. T&C/AVNP&NMTC deixa-nos num misto de sensações. Entre a felicidade de termos um brinquedo novo e a ironia de ser um cortante x-acto.

 

 

Num álbum com 14 faixas que orbitam em torno da “indecisão” prevista pelo titulo, Nerve leva-nos numa viagem pelo seu submundo imaginário onde metáforas acutilantes e sucessivos recortes de palavras criam uma espécie de realidade projectada, da qual é impossível desviar o olhar. Não será obrigatório mas é certamente recomendável alertar os mais sensíveis. Não que o álbum tenha referências ou momentos de violência gratuita, mas porque é sem dúvida um potencial foco de desassossego.

Sem facilitismos ou eufemismos pop, T&C/AVNP&NMTC é um álbum de sensações complexas e catarse. Resultado de um longo período de criação e maturação, tornou-se numa espécie de caixa de pandora onde pequenos grandes monstros se tornam audíveis, seja num registo mais directo e agressivo ou, no oposto, descomprometido e alegórico.

Os instrumentais do próprio Nerve, do já habitué Notwan, de Keso, VULTO. e Pedro, o Mau, acompanham a tendência imprevisível, ou esquizofrénica, de todo o álbum e variam oferecendo o espaço ou o ritmo que lhe é exigido. Num espectro amplo de sonoridades tornam-se mais um elemento indispensável à narrativa.

“Subtítulo” foi a primeira faixa a ser lançada, ainda durante a semana passada, em jeito de single e com direito a videoclipe. Realizado por Chikolaev e idealizado pelo próprio Nerve. Mais que um vídeo, são três minutos e pouco de apresentação informal para os desconhecedores ou esquecidos. Com diferentes técnicas, uma edição nervosa e sem um rapper a rimar em frente à câmara, destacando-se em mais um aspecto desta sociedade do espectáculo.

 

 

Trabalho & Conhaque’ ou ‘A Vida Não Presta & Ninguém Merece a Tua Confiança’ é uma edição da Mano a Mano e já está disponível para audição no canal de YouTube de Nerve e nas restantes plataformas digitais, como o Spotify, o iTunes/Apple Music ou o Google Play Music.

 

T&C/AVNP&NMTC já à venda #avidanaopresta #nerve #manoamano

A post shared by Mano A Mano (@manoamano.pt) on