O novo Chromecast é um medalhão redondo e colorido


novo Chromecast

Pixel C, Nexus 5X, Nexus 6P… A colecção da Google para o Outono não fica completa sem um novo Chromecast. Desde que foi lançado em 2013, foram vendidos 20 milhões de unidades deste produto, que é sem sombras um dos mais bem sucedidos de sempre da Google.

Para os mais distraídos, o Chromecast é um pequeno dispositivo com uma entrada HDMI que custa 39 euros e que ligas a uma televisão para fazer streaming de conteúdos audiovisual a partir de um telemóvel, tablet ou PC. Até hoje, o produto tinha o formato de uma pen USB, mas a nova versão apresenta um design muito mais arrojado.

novochromecast_02

O novo Chromecast é um medalhão redondo, disponível em várias cores: preto, amarelo-lima e vermelho. O equipamento vem com um cabo HDMI amovível que serve para a ligação com a televisão.

Compatível com qualquer sistema operativo (iOS ou Android, OS X ou Windows…), o Chromecast serve para ver vídeos do YouTube no grande ecrã, jogar em multi-player ou fazer maratonas de séries no Netflix. Tudo de forma estupidamente simples. Basta ter o Chromecast ligado à TV e, no telemóvel (ou outro dispositivo), clicar num botão (chamado “cast”). Bam! O que estavas a ver – ou a jogar – num minúsculo ecrã passa para o conforto da sala de estar.

novochromecast_03

novochromecast_04

O novo Chromecast permite ver vídeo com melhor qualidade e menos tempo de espera na TV. Ao nível de software há novidades. Vais poder personalizar os wallpapers que aparecem na tua TV enquanto o Chromecast está em descanso com fotos do Facebook, Flickr, Getty Images ou 500px.

O gaming é uma das apostas da Google e, em breve, títulos como Angry Birds Go, WGT Golf, Driver Speedboat Paradise e SCRABBLE Blitz vão poder ser jogados no grande ecrã, usando o telemóvel como comando. Ao mesmo tempo, o Chromecast recebe suporte para novas apps, como o Spotify e o Google Photos, que se juntam a antigas de que o Netflix é o exemplo mais relevante para Portugal.

A vantagem do Chromecast relativamente aos concorrentes, como a Apple TV, não é apenas ao nível do preço (139 dólares vs 35 dólares) ou da abrangência de sistemas operativos. É, principalmente, sobre a sua simplicidade. Estamos a falar de um pequeníssimo equipamento que, por um lado, pode ser conectado a uma televisão com a mesma facilidade com que pode ser desconectado dela e que, por outro, não exige aos programadores a criação de novas apps, apenas uma adaptação das actuais.

A Google lançou uma actualização à app para Android e iOS, que agora permite descobrir conteúdo para ver no Chromecast.

novochromecast_05