Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Pelo quarto ano consecutivo, Lisboa recebe aquele que já se tornou o festival de arquitectura da cidade. O Open House Lisboa regressa no fim-de-semana de 10 e 11 de Outubro para abrir as portas de 30 espaços, alguns habitualmente fechados ao público. Durante 2 dias, vão decorrer variadíssimas visitas livres e guiadas.
Nesta nova edição, o Open House Lisboa continua a abrir portas ao que de melhor se construiu e planeou na cidade e apresenta um roteiro amplamente renovado que contempla um leque diversificado de tipologias, contextos, épocas e autores que vão dos mais consagrados até às novas gerações.
A Casa Príncipe Real, o Teatro Thalia, o Atelier Pedro Pacheco, o Palácio de Santos, onde está instalada a embaixada da França, o Museu da Electricidade, o Observatório Astronómico de Lisboa, o Palácio da Justiça de Lisboa e a Ponte 25 de Abril são alguns dos sítios que integram o roteiro.
Este programa propõe um novo olhar sobre Lisboa através da escolha de pontos elevados que permitem a observação da sua malha urbana, de percursos em bairros estratégicos e visitas que desvendam as particularidades de edifícios de referência.
O Open House Lisboa é um evento organizado pela Trienal de Arquitectura de Lisboa em parceria estratégica com a EGEAC, através do qual se reafirma um compromisso com a promoção do conhecimento da capital e do reconhecimento do valor do seu património arquitectónico e urbano.
Já a iniciativa Open House é global; nasceu em Londres em 1992 com o intuito de mostrar a todos, de forma gratuita, arquitectura de qualidade e, desde então, já se estendeu a mais de 30 cidades em todo o mundo como Roma, Oslo, Atenas, Melbourne, Praga, Helsínquia ou Chicago.
Alguns dos locais já confirmados:
- Aqueduto das Águas Livres
- Atelier Pedro Pacheco
- Atelier-Museu Júlio Pomar
- Biblioteca Nacional
- Apartamento em Santa Catarina
- Casa Príncipe Real
- Centro de Comando Operacional de Lisboa
- Central de Recolha de Resíduos Urbanos Compactos do Parque Expo
- Convento Madre Deus – Museu do Azulejo
- Escola Secundária Braamcamp Freire
- Escola Vergílio Ferreira
- ETAR de Alcântara
- Extensão do Oceanário de Lisboa
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Garage Films
- Museu da Eletricidade
- Observatório Astronómico de Lisboa
- Padrão dos Descobrimentos
- Palácio da Justiça de Lisboa
- Palácio de Santos / Embaixada de França
- Palácio Nacional da Ajuda
- Panoptico Hospital Miguel Bombarda
- Ponte 25 Abril
- Reabilitação na Baixa
- Reabilitação Príncipe Real
- Reservatório da Mãe de Água
- Reservatório da Patriarcal
- Banco de Portugal
- Supremo Tribunal de Justiça
- Teatro Thalia