Paulo Coelho publicou o seu livro ‘O Alquimista’, na íntegra, num anúncio de imprensa


Paulo Coelho O alquimista anúnicio de imprensa

Deve existir pouca gente que nunca leu um livro de Paulo Coelho. O autor brasileiro, conhecido pela divisão que cria no panorama literário – ora sucesso bestseller, ora ódio da crítica –, permitiu a todos os que não leram o livro O Alquimista, uma chance de fazê-lo. E para isso só era preciso ler o anúncio. Com uma lupa, claro.

A obra de 1988 atingiu a marca de sete anos cumulativos no topo de bestsellers no New York Times e Paulo Coelho decidiu recorrer à agência Loducca, de São Paulo, para criar uma peça que celebrasse a marca com os seus leitores. A ideia de contar o livro todo no anúncio, muito pouco face às 175 páginas do original, foi a forma que encontraram de mostrar a história a quem ainda não a leu.

oalquimistainteiroanuncio_02

A tipografia de 4.1 pontos deve complicar a leitura deste anúncio de imprensa, apesar dos 12 pontos do anúncio de outdoor também não facilitarem muito. Depois do looongo copy, aparece um headline que diz: “O Alquimista. Sete anos nos maiores bestsellers do New York Times. Obrigado aos 70 milhões de pessoas que leram o livro. Se não é um deles, leia este anúncio. Paulo Coelho. “