Apresentamos-te o primeiro telemóvel com um ecrã 4K


primeiro telemóvel ecrã 4K

Não se pode dizer que a divisão de telemóveis da Sony está de boa saúde. À medida que a empresa coloca cá fora esforços como o Xperia Z3 e o Xperia Z3+, as vendas têm vindo a decrescer vertiginosamente. Estamos agora num ponto em que a Sony está a perder mais de 1 milhão de dólares por dia no negócio móvel. Algo tem de mudar: a Sony tem de levar os telemóveis a sério e a nova família Xperia Z5 é a tentativa de fazer isso mesmo.

A Sony tem pela frente um mercado difícil. A Samsung domina-o com uma quota de 21,4%, seguida da Apple com 13,9% e da Huawei com 8,7%, empresa que tem visto a sua quota aumentar desde 2012 enquanto as da Samsung e da Apple diminuíram. A quarta posição é ocupada pela fabricante chinesa Xiaomi com 5,6%, que também tem descido (em 2012, tinha 1,0%).

A família Xperia Z5 é constituída por três elementos: o topo-de-gama Z5 Premium, o “básico” Z5 e o barato Z5 Compact. Os últimos  dois vão estar disponíveis a partir de Outubro, com o Z5 Premium a chegar em Novembro. A Sony não falou ainda preços.

O modelo Premium é de longe o mais interessante. O seu ecrã 4K com 3840×2160 pixels, 5, 5 polegadas e cores ricas promete deixar qualquer um deslumbrado – pelo menos foi assim que deixou a imprensa que saiu da IFA, evento em Berlim no qual o telemóvel foi apresentado. São 806 pixels por polegada; é mais do dobro do iPhone 6S Plus.

sonyxperiaz5_02

De resto, o Z5 premium vem equipado com um processador octa-core Snapdragon 810, 32 GB de armazenamento interno (expandíveis até 200 GB com microSD), aúdio de alta qualidade (isto é, lê ficheiros num formato com o FLAC) e bateria capaz de durar até 2 dias. Estas especificações são as mesmas do Z5 e do Z5 Compact. As diferenças entre os três modelos estão no ecrã e na RAM: o Z5 ficou com 5,2 polegadas, resolução Full HD (1080p) e 3 GB de RAM, enquanto que o Z5 Compact só teve direito a 4,6 polegadas, HD (720p) e 2 GB.

Até nas câmaras os três equipamentos. Atrás encontra-se um novo sensor da Sony, o 1/2.3” 23 MP Sony Exmor RS, que basicamente significa: uma lente de 24 mm com 23 megapixels, f/2.0 de abertura, auto-foco em 0,03 segundos, 8x de zoom digital e gravação de vídeo 4K. Na frente, existe uma câmara de 5 megapixels com gravação de vídeo Full HD, a pensar nas selfies para o Snapchat ou Instagram, nas videochamadas de Skype e também nos livestreams para o Meerkat ou Periscope.

sonyxperiaz5_03

A família Z5 corre a versão mais recente do Android (5.1.1 Lollipop), mas tem upgrade garantido para o futuro Android Marshmallow. Ao contrário da Samsung, da HTC e de outras fabricantes, a Sony não alterou o Android. A versão que está no Z5 é praticamente a versão standard do mesmo, existindo apenas algumas alterações na iconografia e tipografia. Em suma, a experiência num Z5 não é muito diferente da de num Nexus.

O Z5 Premium estará disponível em cromado, preto e dourado, sempre com 7,8 mm de espessura. No Z5 Compact, as opções de cor são grafite, branco, amarelo e coral, e a espessura é de 8,3 mm. No Z5 “básico”, o amarelo e coral foram substituídos por dourado e verde, e o telemóvel é o mais magro dos três: apenas 7,3 mm. O aspecto exterior de qualquer um das versões é parecido com o Z3 e Z3+, bem como com todos os modelos anteriores.

sonyxperiaz5_04

sonyxperiaz5_05

sonyxperiaz5_06

Enquanto que a construção do Z5 Premium e a do Z5 é toda em alumínio, o Z5 Compact – o modelo mais barato da família – tem uma moldura elegante em plástico, sendo a frente e a traseira metalizadas.