Esta é a proposta da Apple para mudar a TV


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

O futuro da televisão são apps, diz a Apple (e nós a pensar que era o 16:9). Tim Cook apresentou esta quarta-feira uma nova Apple TV, com um novo comando, uma nova interface, apps e Siri. O aguardado equipamento chega em Outubro por 149 dólares.

“É a era dourada da televisão”, comentou Cook em palco. O entusiasmo do CEO da Apple tentou entusiasmar consumidores, imprensa e investidores sobre o novo produto, uma novidade antiga da empresa. Antiga porque a primeira Apple TV foi lançada em 2007. Novidade porque finalmente temos uma Apple TV que vamos querer comprar para a nossa sala de estar.

A renovada Apple TV tem um processador A8 de 64 bits, a pensar nos gamers. Suporta Bluetooth 4.0; e, tal como o antigo modelo, apresenta duas entradas, uma HDMI e outra Ethernet. O novo equipamento vai chegar em Outubro com duas configurações distintas: 32 GB por 149 dólares e 64 GB por 199 dólares.

novaappletv_02

A nova Apple TV corre um novo sistema operativo, chamado tvOS; é baseado no iOS, mas está pensado para a dimensão do ecrã de televisão. A interface mantém a organização a que estamos habituados dos modelos anteriores: no topo, destaques de filmes e séries; em baixo, caixas rectangulares com apps. No entanto, o design é muito mais branco, fresco e limpo, assemelhando-se à linguagem dos iPhones e iPads. Podes organizar apps no home screen e escolher um bonito screen saver para embelezar a tua televisão em momentos de inactividade.

A chegada da App Store vai expandir o ecossistema de apps da Apple TV, que actualmente está restricto a 10/20 apps desenvolvidas por parceiros da Apple. Agora qualquer programador vai poder criar apps para o grande ecrã, sendo o gaming uma das áreas com as quais estamos mais entusiasmados. Na verdade, a Apple TV pode transformar-se numa mini-consola, capaz de correr pequenos títulos como Guitar HeroTransistorShadowmaticRayman Adventures ou Manticore Rising. Há jogos nos quais será possível usar o iPhone ou iPod Touch como comandos num modo multi-player.

novaappletv_03

Outros conteúdos poderão ser jogados com o fantástico novo comando remoto da Apple TV (já vamos a ele) ou com qualquer outro comando compatível com a pequena caixa da Apple.

Naturalmente que o tvOS não terá apenas jogos. O Airbnb é um exemplo de uma nova adição à plataforma, que já conta com os habituais serviços de streaming, de que o YouTube e o Netflix são os principais representantes. As apps da Apple TV vão poder enviar push notifications, para que, imagina, sejas avisado de um momento importante num jogo desportivo enquanto estás a ver um filme. Nesse sentido, apps como a MLB.TV e a NHL Game Center estão confirmadas no novo tvOS, prometendo fazer as delícias dos adeptos de basebol e hockey.

A Siri promete ser outro elemento fundamental na nova Apple TV. Através dela e da tua voz, poderás navegar na interface e pesquisar conteúdo entre vários serviços (iTunes, Netflix, Hulu, HBO, Showtime…). Com a Siri, podes também voltar atrás num filme, saber se chove lá fora, abrir apps, activar legendas ou saber mais sobre o que estás a fazer. Eis alguns exemplos de comandos aos quais a assistente pessoal responde:

  • “What are some popular new releases?”
  • “What are some new movies that are good to watch with kids?”
  • “What did he just say?”
  • “Play from the beginning”
  • “Turn on closed captioning”
  • “Show me some action movies”
  • “Who is winning the Cubs game?”
  • “Launch Netflix”
  • “What’s the temperature outside?”
  • “Who directed this movie?”

novaappletv_04

Se preferes botões à voz, a Apple TV tem um novo comando físico, chamado Siri Remote, com uma superfície táctil e quatro botões: um que leva o utilizador para o menu principal; outro dedicado para a assistente virtual Siri; outro ainda que controla o volume; e por fim um que permite parar ou reproduzir os conteúdos. A superfície táctil, essa, permite usar os dedos para navegar no menu, seleccionar itens e avançar/recuar no vídeo.

A nova Apple TV vai ser vendida com o modelo anterior, que manterá o preço de 69 dólares. Podes saber mais sobre o futuro da televisão segundo a Apple aqui.

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!