Quando um peixe sarcástico se torna agressivo


O animal que mostramos de seguida é, sem dúvida, peculiar. Neste vídeo, podemos ver raras imagens de um pequeno peixe, o Neoclinus blanchardi, a lutar com outro pelo domínio do território.

View post on imgur.com

O Neoclinus blanchardi, ou, em inglês sarcastic fringehead (numa tradução livre seria algo como  sarcástica cabeça com bordas) deve o seu nome não ao seu sentido de humor potencialmente sarcástico, mas sim ao seu temperamento agressivo.

O peixe mede cerca de 30 cm de comprimento e a sua característica mais distintiva é a protuberante mandíbula colorida que se abre para deixar ver uma fiada de dentes bem afiados.

Para se encontrar este intrigante espécime tem que se ir até à costa do Pacífico Norte do continente americano, onde estes peixes vivem, geralmente junto às costas, em bancos de areia, tubos abandonados ou dentro de conchas. O sarcastic fringehead actua de forma dissimulada, escondendo-se nos seus abrigos e atacando qualquer presa, independentemente do seu tamanho, que passar junto ao seu território.

No vídeo que partilhamos, podes ver uma rara cena de dois destes animais em disputa pelo território. Eles abrem a poderosa mandíbula e enfrentam-se quase como se estivessem a beijar. Aquele que possuir a boca maior ganha e estabelece-se como dono do território.