Modelo à escala do Sistema Solar construído em 11 km de deserto


sistema solar deserto 11km
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Quando olhas para um esquema do Sistema Solar num livro, consegues perceber exactamente quais os planetas maiores que os outros e qual o tamanho relativo do Sol e das luas. No entanto, esses modelos não te indicam à escala a distância que separa cada planeta na sua órbita à volta do Sol.

Dois amigos, Wylie Overstreet e Alex Gorosh, recriaram o Sistema Solar numa área de 11 quilómetros no deserto. O resultado deu origem a um pequeno filme documental, To Scale, que podes ver de seguida:

O modelo de Overstreet e Gorosh explica o quão vasta é a nossa vizinhança de planetas, planeta-anões, asteróides e cometas, usando uma escala de 1 UA (= 1 Unidade Astronómica = a distância da Terra ao Sol) por 176 metros. O Sistema Solar foi recriado num lago seco em Nevada, nos Estados Unidos.

O vídeo documental (que te recomendamos mesmo a ver) inclui uma time-lapse que mostra cada órbita em movimento, à escala. Os dois amigos dizem que é a primeira vez que foi feita uma representação do Sistema Sola que exemplifica tão bem a magnitude do cosmos. Se colocássemos as órbitas à escala num pedaço de papel, os planetas ficariam tão microscópios que não os conseguiríamos ver.

solarsystemthescale_02

solarsystemthescale_03

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!