O vídeo 360º chegou ao Facebook


vídeo 360 facebook

Primeiro o YouTube, agora o Facebook. A partir de hoje, vão começar a aparecer no teu News Feed vídeos 360º, isto é, experiências interactivas em que com o rato ou o telemóvel podes rodar a imagem para os lados e, assim, ver o que normalmente não verias.

Os vídeos 360º são criados com câmaras especiais, umas mais sofisticadas, outras menos, mas todas capazes de registar uma cena nos vários ângulos. Assim, quem vir o vídeo, pode rodar a imagem para escolher o melhor ângulo. No computador, esta navegação é feita com o rato, arrastando a imagem para um lado ou para o outro. No telemóvel, existem duas opções: ou arrastar com o dedo ou mover o equipamento vertical ou horizontalmente.

“No futuro, imagina ver vídeos 360º das férias do teu amigo numa pequena vila francesa ou de um festival no Brasil – vais poder olhar em volta e experienciar como se estivesses lá”, refere o Facebook em comunicado.

Qualquer utilizador pode, neste momento, fazer o upload de um vídeo 360º para o Facebook, desde que o mesmo não tenha mais de 1,75 GB e/ou de 10 minutos. Para já, os vídeos 360º só podem ser vistos no computador e em Android; chegarão ao iOS nos próximos meses.

Um conjunto de publicações e marcas já estão a partilhar vídeos 360º no Facebook. Star Wars, o Discovery, a GoPro e a VICE são algumas delas.