Este vídeo explica-te a crise dos refugiados sírios em 6 minutos


crise dos refugiados sírios

O canal de YouTube In A Nutshell reúne um conjunto de explicadores, em vídeo, sobre tudo e mais alguma coisa. Desde o que é a vida ao vírus do ébola, e ainda a questão do Iraque, quem inventou a Internet e o futuro do Universo. O último vídeo explica a crise dos refugiados e a problemática da Siria.

Em pouco mais de 6 minutos, percebes a situação política da Síria – dos regimes autoritários à Primavera Árabe e à subsequente guerra civil e entrada em cena do Estado Islâmico – que levou a que quatro milhões de pessoas abandonassem o país, dando início aos fluxos migratórios de que tanto tempos ouvido falar.

Criado por uma equipa de designers, jornalistas e músicos, o vídeo não só explica os motivos da fuga em massa desta população acossada pela guerra, como refere que os países vizinhos – Líbano, Turquia, Iraque, Jordânia e Egito – são os que mais sírios acolhem. À Europa chega apenas uma pequena parte dos refugiados. O explicador fala ainda dos receios em relação a esta migração, como criminalidade, invasão islâmica e o colapso dos sistemas sociais.

Explicadores são um tipo de conteúdo com muita receptividade na Internet, uma vez que explicam de forma sucinta aquilo que os noticiários televisivos e jornais não esclarecem. Foi o site norte-americano Vox que começou a fazer explicadores.