Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Quando, em 2012, o “Gangnam Style” ultrapassou pela primeira vez a marca das mil milhões de visualizações no YouTube, os blogues e as publicações de tecnologia desataram a fazer disso notícia. Hoje em dia, um vídeo passar esse valor é quase corriqueiro.
O vídeo de Wiz Khalifa para “See You Again”, a sua música tributo a Paul Walker, chegou recentemente às 1 000 000 000 visualizações. Mas, com “Gangnam Style”, a produção do músico norte-americano não são os únicos neste campeonato, conforme nota Peter Kafka no site Recode.
A Katy Perry e a Taylor Swift, por exemplo, também são responsáveis por mais dois vídeos vistos mais de mil milhões de vezes. Ora atenta neste gráfico:
Por outro lado, todos estes vídeos estão a chegar às 1 000 000 000 mais rapidamente. Até há poucos anos nenhum vídeo tinha gerado tantas visualizações, agora está acontecer frequentemente:
Estas estatísticas reflectem obviamente a massificação da Internet e das tecnologias a ela associadas, como os computadores e mais recentemente os telemóveis. Também as ligações à web estão mais rápidas. Em suma, há Internet em muitos mais sítios, Internet muito mais rápida e Internet em mais mãos.
Para o YouTube, mais vídeos com mil milhões de visualizações significam mais argumentos para rivalizar com o Facebook (que tem feito inúmeros esforços no âmbito do vídeo) e para captar a atenção das editoras musicais (que podem alojar nele videoclipes, audios…).