Às terças, a net nos escritórios do Facebook é super lenta


Alguns acusam Silicon Valley de estar a viver numa espécie de bolha e têm boas razões: entre outras coisas, as empresas que residem no mais famoso vale do mundo agem como se todo o planeta tivesse ligações à net sempre rápidas e sem falhas.

Contudo, o Facebook está a acordar aos seus funcionários para a realidade. Todas as terças-feiras, durante uma hora, a Internet pode ser super lenta nos escritórios da empresa, em Menlo Park, nos Estados Unidos. São as chamadas “terças 2G”.

A ideia é que os funcionários percebam melhor como são feitos os acessos a partir de mercados emergentes como a Índia: uma simples página web pode demorar minutos a carregar com uma ligação básica e tudo o que o Facebook fizer para poupar dados fará realmente uma grande diferença.

tues2g_02

“A minha paciência foi mesmo testada – parecia que algumas partes do produto não funcionavam”, disse o director de engenharia do Facebook, Tom Alison, ao Business Insider, depois de tentar abrir o Facebook num telemóvel com uma ligação 2G.

A iniciativa “terças 2G” é opcional. Quando um funcionário do Facebook acede à app numa terça de manhã, vai ver uma notificação no topo do News Feed a perguntar-lhe se quer experimentar uma ligação lenta durante uma hora. “Durante a próxima hora, a sua experiência no Facebook será muito parecida com a experiência que milhões de pessoas em todo o mundo têm com o Facebook numa conexão 2G”, explica Alison.

Desta forma, os funcionários do Facebook “vão ver quais os aspectos que precisam de ser melhorados, mas também vão ver os aspectos nos quais já fizemos progressos”, disse. Recolhendo sugestões e feedback no escritório do Facebook, a experiência vai ajudar Tom Alison e a sua equipa a ajustar ainda mais a rede social a ligações limitadas à net.