‘Black Mass’ estreou nos cinemas. É desta que Johnny Depp ganha o Óscar para melhor actor?


black mass johnny depp

Estreia esta semana nos cinemas portugueses Black Mass com Johnny Depp como protagonista. Não é a primeira vez que Depp chega ao grande ecrã na pele de um gangster. Já o tinha feito em Public Enemies, onde interpretou John Dillinger, e em Donnie Brasco, ao lado de Al Pacino. Agora, Johnny Depp é James ‘Whitey’ Bulger, um famoso gangster do submundo criminoso de Boston, que já serviu inclusive de inspiração para a personagem de Jack Nicholson em The Departed.

Black Mass é baseado num best-seller de dois jornalistas, Dick Lehr e Gerard O ‘Neil. A obra de investigação, que esteve no top das tabelas do The New York Times e do Boston Globe durante 48 semanas consecutivas, retrata a vida de Bulger que esteve quase duas décadas na lista dos mais procurados pelo FBI, tendo sido capturado em 2011. Scott Cooper, realizador de, por exemplo, Crazy Heart, que na altura valeu um Óscar ao consagrado Jeff Bridges, traz-nos novamente um actor de primeira linha com um excelente elenco a suportá-lo, que inclui nomes como: Benedict Cumberbatch, Joel Edgerton, Dakota Johnson, Kevin Bacon, Peter Sarsgaard ou Corey Stoll.

Johnny Deep é conhecido como “o homem das mil faces” e sofre muitas vezes com essa mesma capacidade para fazer papéis tão distintos. Os inúmeros trabalhos com Tim Burton, sempre tão diferentes e de condão cómico e fantasioso, a pergunta que surge é óbvia: conseguiremos levar Depp a sério num papel que se quer como tal? Já o conseguiu com filmes do mesmo género já citados por nós, mas agora é diferente, depois de três nomeações para o Óscar, Johnny Depp poderá estar mais perto que nunca da vitória com esta sua interpretação. Estará à altura? Assim o esperamos.