Dropbox Paper é um sério concorrente ao Google Docs


concorrente google docs
 

A Dropbox revelou esta quinta-feira o Dropbox Paper, uma plataforma colaborativa de edição de documentos, que promete fazer a vida difícil ao Google Docs. O Dropbox Paper permite-te editar documentos em tempo real com os teus contactos da Dropbox.

Ao contrário da aplicação da Google, o Dropbox Paper não tem ferramentas avançadas de edição – podes escrever em Markdown, criar headlines e colocar texto em bold, por exemplo. A ideia da Dropbox é, acima de tudo, oferecer uma forma fácil de compor textos em conjunto. A interface do Dropbox Paper é super minimalista, fazendo lembrar, por instantes, a do Medium.

dropboxpaper_02

Podes adicionar directamente imagens e vídeos que tenhas guardados na Dropbox, assim como colocar vídeos do YouTube ou sons do SoundCloud através do respectivo link. Criar to-do lists, @mencionar pessoas no documento ou comentar partes do texto é também possível. Tal como no Google Docs, cada pessoa que está a editar o documento é representadas por um cursor e o seu nome é colocado ao lado de tudo o que cria. Podes ver quem abriu o documento e quem está a editá-lo, em tempo real.

Há que notar que o Dropbox Paper é feito pela Dropbox, a empresa que durante vários anos guardou os teus documentos. Como David Pierce da Wired realça, neste extenso artigo (um must-read), a Dropbox já não quer ser vista como uma empresa de armazenamento, mas antes como uma empresa de colaboração.

Resta saber se quem usa o Google Docs vai passar a preferir o Dropbox Paper. Para experimentares o serviço, tens de te juntar à waiting list em dropbox.com/paper. A plataforma está ainda em beta.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.