Esta superfície criada pelo MIT tem vida própria


O Tangible Media Group do MIT Media Lab desenvolveu uma espécie de superfície “mágica”, que consegue mover e empilhar blocos, e criar estruturas com eles. Essa superfície é composta por pins, controlados por computador, que levantam e descem sincronizadamente.

Todo o sistema só funciona com a ajuda de um Kinect da Microsoft: este sensor detecta a posição dos blocos na superfície, comunicando essa informação ao computador para este determinar os pins que levam e os que descem em cada momento. Dessa forma, os blocos podem ser rodados, movidos e empilhados em cima da superfície; ou usados para criar estruturas complexas.

O sistema do MIT, baptizado de Kinect Blocks, pode ser considerado autónomo, uma vez que executa todos os movimentos sem intervenção humana. Contudo, a superfície é capaz unicamente de seguir as ordens que lhe forem dadas… por humanos, claro está.

A tecnologia pode vir a ser aplicada nas indústrias de fabrico e transporte de materiais, assim como na construção civil. Imagina um muro que se constrói ou várias paletes que se empilham sem que qualquer intervenção humana e graças a uma superfície “mágica”?

kinectblocks_02