‘Miles Ahead’: o filme sobre Miles Davis


filme sobre Miles Davis

Foram divulgadas as primeiras imagens do filme biográfico do mítico trompetista Miles Davis, um dos grandes nomes do jazz. Miles Ahead marca a estreia na realização, em longas-metragens, de Don Cheadle. O actor que deu vida à personagem Paul Rusesabagina, em Hotel Ruanda, para além de tomar as rédeas do filme, e de assumir um papel importante na construção do argumento, encarnou o próprio Miles Davis.

O filme biográfico é um relato através do olhar do jornalista da Rolling Stone, Dave Brill, interpretado por Ewan McGregor. A actriz Emayatzy Corinealdi, que entrou no filme Middle of Nowhere, assume o papel de Francis Taylor, esposa de Davis. A narrativa de Miles Ahead aborda principalmente o ano de 1979, época de transição na carreira do artista, uma vez que se tinha retirado em 1975 depois do Festival de Jazz de Newport, em Nova Iorque.

Neste vídeo que te trazemos, podes ver Miles Davis, interpretado por Don Cheadle, em estúdio com o seu parceiro Gil Evans, papel assumido pelo actor Jeffrey Grover.

O filme esteve em desenvolvimento durante 8 anos e a família de Davis apoiou a sua produção. Para além do nome de Davis, há outro grande nome do universo do jazz nesta película: Herbie Hancock compôs toda a banda sonora do filme. Hancock é actualmente considerado um dos grandes nomes do jazz e já ganhou um Óscar de Melhor Banda Sonora original com Round Midnight, em 1986. Para além destas referências, na década de 60 chegou mesmo a formar um quinteto ao lado de Miles Davis, um grupo lendário na história do Jazz. Hancock é sem dúvida uma escolha acertada para compor toda a banda sonora de Miles Ahead.

Por fim, apesar da Sony Pictures Classics ter os direitos de distribuição do filme, ainda não está definida nenhuma data para um lançamento a uma escala planetária — como bem merece um filme biográfico sobre Miles Davis. A única data na agenda do filme é a de 10 de Outubro no New York Film Festival, onde fará a sua estreia.

O Shifter é gratuito e sempre será. Mas, se gostas do que fazemos, podes dar aqui o teu contributo.