Financiamento e stresses legais rompem equipa do Popcorn Time


Não foi há assim tanto tempo que o serviço de pirataria por streaming em Portugal, o Wareztuga, foi prematuramente bloqueado. Tudo isso levou a que muitos utilizadores passassem a dar primazia ao uso do Popcorn Time, que reúne milhões de utilizadores graças aos seus milhares de filmes e série em exibição. Contudo, uma recente polémica poderá ditar alterações no software depois de alguns dos seus principais programadores terem abandonado o projeto.

Enquanto vias episódios sem conta no Popcorn Time durante o fim-de-semana, alguns dos seus principais programadores estavam a dar por terminado um ciclo de ligação ao software devido a várias desavenças. No seio do desentendimentos estão questões de poder, financiamento e ainda a mais fundamental de todas elas: o seu fim legal.

Isto porque, segundo o TorrentFreak, está a ser preparado um grande processo contra o Popcorn Time, o que deixou alguns dos principais nomes atrás do projeto com receio de represálias. No que toca ao financiamento, as principais desavenças foram criadas devido ao VPN.ht, uma plataforma de redes privadas desenvolvido por dois programadores do Popcorn Time (Wally e phnz) e que foi integrado ao serviço de streaming como uma forma de receita.

Acontece que o processo vindo de Hollywood pode ter o VPN como principal alvo e que, portanto, torna o Popcorn Time num alvo. KsaRedFx era um dos programadores que defendia o rompimento completo da rede privada, mas viu bloqueado o acesso ao Github e do Slack do Popcorn por alguns dos seus colegas entenderem que ele estava a ter uma postura demasiado extremista, com o objetivo de tomar conta de tudo por iniciativa própria  algumas pessoas alegam que os pagamentos estavam a ser feitos “por baixo da mesa” e sem dar consentimento a ninguém.

Tudo isto aliado a desavenças do passado levou a que a “direcção” do Popcorn tenha ficado enfraquecida, ainda que isso não deva ter nenhum efeito imediato para o utilizador num curto prazo. Claro que, a confirmar-se o processo em tribunal, tudo isto leva uma grande reviravolta.