First on Twitter: porque tudo nos chega primeiro em 140 caracteres


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

O Twitter decidiu estender a sua comunicação aos meios offline para demonstrar como todas as notícias começam a ser partilhadas online. Através de um conjunto de anúncios de imprensa, a rede social decidiu mostrar-nos como a informação se difunde e o importante papel do Twitter para a sua divulgação.

A ideia, obra da Ogilvy Singapura, partiu de um insight simples mas muito poderoso: o que sabemos, sabemos primeiro pelo Twitter. E foi isso que decidiram espelhar nestes três anúncios de imprensa.

firstontwitter_02

Apesar da comunidade Twitter em Portugal ser ainda pequena é uma verdade quase empírica que todas as notícias e informações relevantes a nível mundial se difundem pelo Twitter primeiro e de forma universal. O contexto da plataforma assim o permite e às vezes basta uma hashtag para a difusão acontecer.

Posto isto, os anúncios apresentam a propagação de uma notícia, como se de uma onda se tratasse, em que o Twitter é o ponto fulcral para a sua chegada aos restantes meios de comunicação. Esta demonstração faz-se de forma cronológica, apresentando mesmo os momentos em que grandes grupos deram pela primeira vez a notícia (obviamente depois do Twitter).

firstontwitter_03

As três abordagens focam-se em temas completamente distintos. Desde o raid a Osama Bin Laden, passando pelo nascimento do bebé real inglês e acabando no terramoto de 2008 na China. Mas o que fica mesmo é o impacto visual das imagens. Não podemos deixar de dar um pequeno destaque a Loo Yong Ping e Simon Prades pela direcção de arte e ilustração, respectivamente.

Esta acaba por ser também a melhor forma de explicar porque temos uma grande comunidade de jornalistas no Twitter. Well done, Ogilvy. Thank you, Twitter.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.