As tuas fotos podem ser transformadas num “Picasso” ou “Van Gogh”


fotos podem ser transformadas algoritmo

Provavelmente já ouviste falar dos algoritmos da Google que permitem descobrir padrões de animais em fotos, à medida que estas são consecutivamente filtradas. O resultado final traduz-se, muitas vezes, em imagens bem desconcertantes para os nossos olhos e no mínimo estranhas – muito estranhas.

Desta vez, uma equipa alemã que brinda a Internet com uma forma mais agradável de transformar fotografias. Num paper intitulado “A Neural Algorithm of Artistic Style”, o novo processo reconhece, sintetiza e trabalha gradualmente imagens até que estas parecerem verdadeiras obras de arte, realmente pinceladas às mãos de grandes mestres da pintura.

neuralalgorithmofartisticstyle_02

Excerto de “A Neural Algorithm of Artistic Style”

Apesar de o documento alemão ser recente, alguns coder-artists já começaram a brincar com a metodologia. É o caso de Kyle McDonald, que tentou reproduzir os resultados dos investigadores, publicando alguns resultados no Medium:

neuralalgorithmofartisticstyle_03

No estilo de “Composition VII” por Kandinsky

neuralalgorithmofartisticstyle_04

No estilo de “The Scream” por Munch

neuralalgorithmofartisticstyle_05

No estilo de “Seated Nude” por Picasso

neuralalgorithmofartisticstyle_07

No estilo de “The Shipwreck of the Minotaur” por Turner

neuralalgorithmofartisticstyle_06

No estilo de “The Starry Night” por Gogh

Kyle tinha anteriormente partilhado algumas primeiras experiências no Twitter:

Ver as nossas imagens, ou até vídeos, trabalhados como se de um Picasso se tratasse não tem propriamente uma utilidade extraordinária, no entanto não deixa de ser… giro. O processo explicado em “A Neural Algorithm of Artistic Style” é mais um indício da explosão criativa que certamente virá (e já está) a alterar o modo de processamento de imagens inteligentes.