A Google tem um plano para acelerar a web – e tu já podes testá-lo


acelerar a web

Com o aumento da popularidade dos ad blockers e da lentidão dos sites de notícias, empresas como o Facebook e a Apple começaram a oferecer recentemente a possibilidade de serem eles a armazenar conteúdo, dizendo melhorar a experiência dos leitores.

Hoje a Google apresentou o seu contributo. Chama-se Accelerated Mobile Pages e é um esforço open-source para que o conteúdo carregue mais rápido nos dispositivos móveis.

Na prática, trata-se de uma framework chamada AMP HTML, que ajuda a criar páginas web leves e que opcionalmente pode funcionar em conjunto com a infraestrutura de cache da Google à volta do mundo, fazendo com que essas páginas carreguem rápido.

googleamp_02

Usando o AMP HTML, as publicações e outros sites podem criar versões leves das suas páginas, que a Google se encarregará de distribuí-las por elas – apesar de estas manterem o verdadeiro alojamento dos conteúdos. O AMP HTML restringe seriamente o uso de JavaScript, encorajando o recursos mais web-friendly. Já CSS é permitido para as publicações personalizarem os seus sites.

O AMP está disponível no GitHub e, como já dissemos, é open-source – isto significa que programadores e publicações podem contribuir para este projecto que a Google lançou. A primeira versão do AMP suporta fotos, vídeos, animações e outro conteúdo deste tipo, assim como anúncios de uma variedade de formatos, redes e tecnologias, que carregam num instante quando uma página web é aberta num telemóvel.

A BBC, o BuzzFeed, o The Guardian, o Huffington Post e o Mashable estão entre as primeiras publicações que suportam AMP. Mas a Google tem outros aliados, como a Adobe, o Pinterest, o Twitter e WordPress. Este último disse que vai fazer um plug-in para que todos os sites que usem o seu CMS possam publicar através do AMP.

Podes experienciar o AMP neste site de demonstração, que é basicamente uma versão acelerada da Google (é incrível!). E podes saber mais sobre o AMP aqui.

Se queres ser parceiro, preenche este formulário.