A história do rock português começa a ser contada esta quarta na RTP


história do rock português

A Arte Eléctrica em Portugal é uma série documental de 6 episódios que vai recuperar a história do rock português desde os anos 1960 até ao início dos anos 1990. Estreia hoje às 23 horas na RTP1 e vai ser transmitida todas as quartas-feiras na estação pública. Os episódios ficarão disponíveis posteriormente para streaming gratuito no RTP Play.

O nascimento do rock em Portugal, as diferenças que existiam entre o rock português e o rock que se fazia no estrangeiro e a forma como a realidade portuguesa dificultava a vida aos músicos que andavam na estrada são alguns dos temas que vamos conhecer melhor nesta série, da autoria de Leandro Ferreira e Pedro Clérigo.

 

A Arte Eléctrica em Portugal conta com cerca de 50 entrevistados, entre protagonistas dos vários movimentos e especialistas da área musical. A série documental conta também com testemunhos sobre os fãs, as drogas, as rivalidades entre bandas e muitas outras curiosidades.

O episódio hoje exibido, dedicado aos “Anos do Ié-Ié”, retrata o papel da rádio quando o rock apareceu em Portugal no início dos anos 60, década durante a qual nasceram projetos como Conjunto Académico João Paulo, Quarteto 1111, com José Cid, Ekos, Conchas, Daniel Bacelar, Shakes ou Vítor Gomes e os Gatos Negros. Seguem-se mais 5 episódios, o último deles com data de exibição marcada para 2 de Dezembro.

A Arte Eléctrica em Portugal contou com o contributo do jornalista Rui Miguel Abreu e com a produção da Panavideo.