‘Junun’, o novo filme de Paul Thomas Anderson, vai estrear na net sem passar pelos cinemas


Junun filme Paul Thomas Anderson

Não vais ver o novo filme de Paul Thomas Anderson em salas de cinema. Junun estreará em exclusivo no serviço de streaming MUBI, no próximo dia 9 de Outubro. Será uma estreia global, nos mais de 200 países em que o MUBI está presente.

No início deste ano, Paul Thomas Anderson – que reconheces de anteriores trabalhos como Inherent Vice, There Will Be Blood e The Master – juntou-se ao seu amigo Jonny Greenwood, guitarrista dos Radiohead, e ao músico e compositor israelita Shye Ben Tzur numa viagem até Rajastão, no noroeste da Índia. O seu destino era o Mehrangarh Fort, uma construção do século XV, onde Greenwood e um grupo de músicos provenientes de várias partes da Índia trabalharam, durante 3 semanas, no novo álbum de Shye Ben Tur, a ser lançado neste Novembro.

jununmubi_02

Junun é um registo desta experiência de Greenwood e Ben Tzur no forte, dentro do qual foi montado uma espécie de estúdio improvisado. A MUBI diz que o filme mostra um espírito de estreita camaradagem e colaboração entre os músicos, enquanto oferece ao espectador uma experiência sonora, visual e sensorial que vai prender a sua atenção.

“A visão fundadora do MUBI foi criar um espaço onde um realizador como Paul Thomas Anderson poderia estrear um filme único como o Junun. Estar nessa posição hoje não é apenas uma honra e um marco significativo, mas a realização de tudo o que se sonhou no início”, refere Efe Cakarel, fundador e CEO do MUBI, em comunicado.

O MUBI está disponível em mais de 200 territórios e é uma plataforma online que oferece, por 5 euros/mês, uma biblioteca curada de filmes. O catálogo inclui apenas 30 filmes de cada vez, sendo que a cada dia é adicionado um novo filme à lista e removido um. Os conteúdos do MUBI podem ser vistos numa panóplia de sítios: computador, telemóvel, tablet ou televisão (através, por exemplo, da PlayStation).

(Junun estreia dia 9 de Outubro no MUBI mas vai ser exibido um dia antes no New York Film Festival.)