Marrocos investe em megaprojecto solar


Marrocos
 

A energia solar está a descolar um pouco por todo o globo. O Guardian fez uma reportagem sobre a construção de uma instalação termo-solar em Marrocos que será a maior do mundo quando concluída, em 2020. Dentro de dias, entrará em produção a primeira fase da fábrica, começada a construir há 2 anos em Ouarzazate, a porta do deserto.

E este é só o primeiro de uma série de grandes projetos de geração de energia a partir de fonte solar planeados no país. Marrocos espera construir 5 fábricas de energia solar até o final da década, com uma capacidade produtiva combinada de 2.000 megawatts e um custo estimado de 6 900 milhões de euros.

Dado que Marrocos não tem reservas de gás e petróleo, a sua esperança é que, com estes projetos de energia solar, juntamente com os planos de desenvolver uma cadeia de quintas eólicas ao longo de sua costa Atlântica, consiga aumentar a produção de energia renovável até 42% do total das suas necessidades energéticas até 2020.

Texto: Paulo Querido
Foto: The Guardian

Aprofundar

Morocco poised to become a solar superpower with launch of desert mega-project (Arthur Neslen/The Guardian): World’s largest concentrated solar power plant, powered by the Saharan sun, set to help renewables provide almost half the country’s energy by 2020.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.