“Monument Mode” da Adobe apaga turistas e carros das fotos em tempo real


monument mode adobe
 

A conferência Adobe MAX aconteceu esta semana e serviu para a empresa mostrar tecnologia, software e funcionalidades nas quais está a trabalhar. Uma das estrelas do evento chama-se Monument Mode, uma funcionalidade que promete remover turistas, carros e outros objectos em movimento de fotos que tires a uma paisagem deslumbrante ou a um monumento histórico.

A tecnologia foi demonstrada na conferência por um engenheiro da Adobe, com a ajuda de duas pessoas (da apresentadora da conferência, Kim Chambers, e do actor Nick Offerman) como turistas. Iniciada a captura da foto, o Monument Mode vai devagarinho apagando os dois “turistas”, construíndo uma versão “limpa” da imagem.

No fundo, o que o Monument Mode faz é detectar o que está estático na imagem, através de um algoritmo, e eliminar todos os elementos em movimento. Como? Fazendo várias fotos, analisando-as e depois combinando as partes “boas” de cada uma. Satisfeito com o resultado, basta clicar para guardar a imagem.

Os fotógrafos já conseguem apagar turistas, carros e outro ruído das suas fotos, através do Photoshop. A diferença é que o Monument Mode funciona em tempo real e requer poucas capacidades de fotografia. A Adobe não diz quando esta novidade vai estar disponível para tu usares, mas vamos certamente ter ainda de esperar dado ser uma tecnologia em desenvolvimento.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.