A música que te faz olhar de frente para o racismo


música racismo

O problema do racismo continua bem presente nos nossos dias. Os casos de injustiça racial repetem-se diariamente e por muito que tenhamos consciência desses factos, o que fazemos grande parte das vezes é olhar para o lado e seguir o nosso caminho.

Foi a partir desta verdade que a AKQA São Paulo criou a campanha de lançamento do novo single do artista norte-americano Usher, em parceria com o Tidal. Baseada num insight forte e ligado a um tema tão poderoso como o racismo, a campanha #DontLookAway promove o single “Chains”, obrigando o público a não olhar para o lado quando confrontado com casos de injustiça racial.

Quando entramos em chains.tidal.com somos confrontados com várias caras e histórias das vítimas deste problema. Enquanto olhamos nos olhos dessas pessoas e lemos um breve resumo dos seus casos, o novo single de Usher toca sem interrupções. Mas se por acaso decidimos desviar o olhar do ecrã, a música pára e somos confrontados com a mensagem “Don’t look away”, lembrando-nos que, ao contrário do que fazemos na esmagadora maioria das vezes, não devemos ignorar estas histórias.

Antes desta experiência digital, terás que dar autorização ao site para que este possa aceder à tua câmara. Como seria previsível, a interacção entre o site e o utilizador não acontece por magia. É baseada numa tecnologia desenvolvida pela equipa da AKQA de Londres, que ajudou a equipa criativa de São Paulo a tirar esta ideia do papel e trazê-la para a web, mais uma vez com o selo de qualidade do português Hugo Veiga.

usherchains_02

O propósito desta campanha foi para além da simples divulgação do novo single do artista e cumpre também um papel social respeitável. Sabemos perfeitamente que o mundo não muda de um dia para o outro, mas talvez este seja mais um passo (mesmo que pequenino) para que um dia este tema deixe de o ser. Até lá, não olhes para o lado. Se mudarmos todos um bocadinho, pode ser que a música seja outra.