Ecrã 4k, teclado redesenhado e Force Touch. As novidades do iMac


 

A Apple relançou esta terça-feira o iMac com processadores mais rápidos, RAM mais rápida e melhores gráficos. Além disso, colocou um ecrã 4K no iMac mais pequeno (o de 21,5 polegadas) – cujo antigo ecrã tinha 1080p de resolução – e introduziu um novo teclado, um novo rato e um novo trackpad.

O iMac agora lançado é igual ao iMac apresentado no ano passado: tem o mesmo design, aquele que a Apple usa desde 2012 e que não é muito diferente do de 2007. Tal como acontece de ano para ano, o iMac recebe melhores componentes internos, melhores e mais rápidos aqui e ali.

O novo iMac de 21,5 polegadas tem um ecrã 4K (4096 x 2304 pixels), mas o mais surpreendente são as cores. A Apple aplicou uma nova norma chamada DCI-P3, que, na prática, significa que o ecrã é capaz de mostrar 25% mais cores (particularmente vermelhos e verdes). Os teus olhos são capazes de distinguir um leque incrível de diferentes cores, mas muitos dos ecrãs RGB (que são praticamente todos) não conseguem mostrar todas. Assim, a imagem que vais ver no ecrã do novo iMac é mais bonita e precisa – isto é algo que só notarás quando tiveres um destes “brinquedos” à tua frente e reparares que as fotos raw da tua câmara aparecem muito melhores e mais detalhadas do que num ecrã RGB.

novosimac15_02

Esta nova tecnologia de cores também está disponível nos modelos de 27 polegadas, que agora incluem todos ecrã 5K (5120 x 2880 pixels). O modelo base de 27 polegadas começa nos 1 799 dólares e inclui um processador quad‑core Intel Core i5 de 3.2 GHz, 8 GB de memória RAM e 1TB de armazenamento interno.

novosimac15_03

O iMac 4K custa 1499 dólares e tem um processador quad-core Intel Core i5 de 3.1 GHz, 8 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno. Mas existem modelos de 21,5 polegadas mais acessíveis: são dois e trazem um ecrã 1080p; o mais básico tem um processador dual‑core Intel Core i5 de 1.6 GHz e custa 1099 dólares.

Todas as versões do iMac podem ser actualizadas com armazenamento híbrido Fusion Drive, isto é, armazenamento em disco rígido e armazenamento em memória flash.

novosimac15_04

Os novos iMac chegam com um novo teclado, um novo trackpad e um novo rato. Os três acessórios foram redesenhados, sendo que o rato e o teclado vêm com o computador; o trackpad pode ser comprado em separado. Já nenhum destes acessórios funciona a pilhas. Em vez disso, têm uma bateria interna que pode ser carregada ligando o dispositivo ao computador através de um cabo Lightning (o mesmo do iPhone). O trackpad tem Force Touch, a tecnologia que a Apple introduziu este ano passado no seu Apple Watch e este ano no MacBook dourado.

novosimac15_05

Podes saber mais sobre os novos iMacs no site da Apple.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.