O OnePlus X é um elegantíssimo telemóvel que parece bem mais caro do que é


OnePlus X

Never settle. Nunca a assinatura da OnePlus fez tanto sentido. O OnePlus X é o segundo telemóvel de uma empresa que não se contenta em lançar apenas uma estrela por ano. Com um ecrã de 5 polegadas e um preço fixo nos 269 euros, o novo OnePlus X é uma opção mais pequena e acessível que o OnePlus 2.

No OnePlus X não há plástico. O telemóvel faz lembrar o iPhone 4 ou o Samsung Galaxy S2, não só por ter uma moldura metalizada e a traseira em vidro, mas também pelo formato rectangular.

O ecrã AMOLED tem 5 polegadas, o que faz do OnePlus X uma alternativa mais pequena ao OnePlus 2, que tem um ecrã de 5,5 polegadas. A resolução é, no entanto, a mesma: 1080p Full HD, o que significa mais pixels por polegada – são 441 ppi.

oneplusx_02

No interior, o OnePlus X tem um processador Snapdragon 801, o mesmo do OnePlus One, equipamento lançado em 2014; e apenas 16 GB de armazenamento interno. Mas nenhuma destas específicas deverá ser um problema para o utilizador comum. Com a memória RAM de 3 GB, o utilizador pode nem dar conta do processador mais fraco. E a entrada para cartões microSD até 128 GB permite expandir a limitada memória interna.

oneplusx_03

oneplusx_04

oneplusx_05

oneplusx_06

oneplusx_07

De resto, o OnePlus X tem uma câmara traseira de 13 megapixels que tem f/2.2 de abertura e que faz vídeo slow-motion a 720p e 120fps e uma câmara frontal de 8 megapixels. A bateria é de 2 525 mAh, devendo durar um dia com um único carregamento.

A ideia não é que o OnePlus X seja o “flagship” que o OnePlus 2 é ou que o OnePlus One foi. A fabricante chinesa, que está há dois anos no mercado, quer que o X seja a sua versão do iPhone 6S ou do Nexus 5X – um equipamento potente, com uma bateria razoável e um bom ecrã, mas que abdica das especificações mesmo de topo para um design elegante e confortável na mão.

O OnePlus X é um piscar de olho aos geeks do design. O equipamento, que corre OxygenOS, o sistema operativo da OnePlus, custa 239 euros. Não há modelos de 32 GB nem de 64 GB, mas existem duas versões: a base, chamada Onyx; e uma edição limitada, baptizada de Ceramic, que inclui melhores materiais de fabrico. Só existirão 10 mil OnePlus X de Ceramic e o preço situa-se nos 379 euros.

oneplusx_08

O OnePlus X chegará em Novembro, estando disponível para convite. No entanto, este sistema de convites só vai durar 1 mês. Em Dezembro, a empresa chinesa vai abrir as vendas a todos.

O OnePlus X foi apresentado esta manhã em Londres e o youtuber MKBHD, que tem uma relação estreita com a OnePlus, teve a oportunidade de o ter nas mãos. As suas primeiras impressões estão registadas neste vídeo: