A composição dos planos de ‘Mr. Robot’

Toda a gente sabe que as regras existem para ser quebradas e provavelmente quem as desafia tem uma obra mais memorável e duradoura.

planos de mr robot

Regras e Mr. Robot são duas palavras que não fazem grande sentido na mesma frase. Como se a vida e história de Elliot não fossem complexas o suficiente, a esquizofrenia do hacker/justiceiro transportam-se para o visual e técnica da série.

Aos tons escuros, ambiente por vezes assustador, imagens reais e foco nas expressões faciais, junta-se uma clara violação das regras visuais. Além de abertos ou fechados, os planos costumam corresponder a normas de composição tendo em conta o seu enquadramento. Existe a regra dos terços, das linhas mestras ou das diagonais e Mr. Robot chegou para criar o seu espaço na bíblia do vídeo.

O editor e utilizador do Vimeo Semih usou cenas dos episódios 5 e 6 da primeira temporada para montar um vídeo que junta alguns dos melhores exemplos da rebeldia técnica da série. Toda a gente sabe que as regras existem para ser quebradas e provavelmente quem as desafia tem uma obra mais memorável e duradoura. Neste caso, o mérito é de Tod Campbell, responsável pela fotografia destes episódios e, por curiosidade, o segundo câmara do filme Boyhood de Richard Linklater. Seja como for, se ainda não estavas convencido em relação a Mr. Robot, pode ser que agora fiques.