Agora há um “Popcorn Time” legal


Popcorn Time legal
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A equipa por detrás do PopcornTime.io decidiu criar uma versão 100% legal do polémico Popcorn Time. Chama-se Butter e a ideia é a mesma – streaming de conteúdo, como filmes e séries, a partir de torrents –, com uma grande diferença: nada de entraves legais.

O Popcorn Time é teoricamente uma boa ideia: uma ferramenta simples que beneficia das vantagens do protocolo BitTorrent e que ignora as complicações de descarregar ficheiros, uma vez que permite o consumo de conteúdos via streaming. Clientes como o uTorrent já possibilitam aos utilizadores fazer este tipo stream de filmes e séries, mas o Popcorn Time é bem mais prático ao eliminar também a necessidade de procurar manualmente os ficheiros de torrent. Todavia, ficou desde o seu início, em 2014, associado à pirataria, por oferecer streaming de conteúdos sem contrapartidas para os seus criadores.

Mas a equipa responsável pelo Popcorn Time mais popular, o PopcornTime.io, quer afastar-se desse quadro. O objectivo do Butter é claro: “A equipa do Butter vai operar num quadro jurídico claro para desenvolver a melhor tecnologia que conseguir.” Que tecnologia? “Este novo projecto, alojado no GitHub, é basicamente o teu adorado Popcorn Time sem as partes que faziam as pessoas desconfiar dele. O Butter é aberto para que qualquer pessoa possa ajudar a criar boas apps desktop e mobile que permitam fazer stream de filmes e séries de BitTorrent de uma forma elegante e fácil”, lê-se no site.

O Butter é uma cópia da infraestrutura do Popcorn Time, separada de todas as dúvidas e implicações legais a este associadas. Na prática, é um conjunto de código e instruções que qualquer programador pode usar para, por exemplo, criar um clone do Popcorn Time. Com o Butter, a equipa do PopcornTime.io espera tornar os programadores mais confortáveis com a ideia base e as vantagens do Popcorn Time e, talvez, fazer do excelente protocolo BitTorrent algo mainstream.

Para além de distribuir o código da infraestrutura do Popcorn Time, a equipa do Butter propõe-se a disponibilizar uma app homónima que permita streaming de vídeo do Vodo.net, um site de filmes independentes, e talvez de material alojado no Internet Archive. “Queremos fazer do Butter uma óptima aplicação para streaming de filmes e séries independentes”, explica a equipa no seu site. Nessa app só entra conteúdo sem direitos de autor e que seja legal.

Neste momento, o aspecto da app Butter é mais ou menos este:

butterproject_02

O Butter tem um site, uma página de Facebook e uma conta de Twitter próprias, para reforçar a sua diferença relativamente ao PopcornTime.io. As duas plataformas são semelhantes apenas na mascote. Os responsáveis pelo PopcornTime.io garantiram que o mesmo iria manter-se activo; contudo, o site está offline devido a ataques e a problemas com a empresa de alojamento.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!