Através da realidade aumentada, a Disney está a dar vida aos livros de colorir


A equipa do Disney Research desenvolveu uma tecnologia que, em tempo real, transforma os nossos desenhos num livro de colorir em objectos 3D, que “saltam” para fora do papel.

No fundo, é possível colorir e simultaneamente visualizar o respectivo modelo 3D. Apontando a câmara do tablet para o desenho de um elefante, por exemplo, os calções aparecem azuis no ecrã do tablet ao mesmo tempo que são pintados no papel.

disneyraumentadacolorir_02

O processo foi detalhado num novo paper intitulado “Live Texturing of Augmented Reality Characters from Colored Drawings”, apresentado no IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality, que aconteceu a 29 de Setembro.

A realidade aumentada aplicada aos livros de colorir não é novidade. Softwares como o Quiver e o Crayola Color Alive já permitem dar uma 3ª dimensão aos nossos desenhos, mas não o fazem simultaneamente: é preciso terminar a ilustração para gerar o objecto 3D. Se a tecnologia da Disney chegar ao mercado de consumo, pode mudar a forma como as crianças dão cor aos seus livros.