15 de Junho de 2017. RIP Roaming


Roaming

A decisão final está tomada: roaming vai desaparecer dentro da União Europeia no dia 15 de Junho de 2017. Esta terça-feira, os deputados do Parlamento Europeu aprovaram a lei que haveria gerado consenso entre os Estados-membro antes deste Verão.

Significa isto que a partir de 15 de Junho de 2017, os cidadãos da União Europeia vão poder fazer chamadas, enviar SMS e usar o plano de dados em todos os Estados-membro, pagando por esses serviços o mesmo preço que pagariam no seu país de origem. Ou seja, se és MEO em Portugal, vais ser MEO em toda a União Europeia.

Há, no entanto, um limite: o chamado roaming permanente. Aplica-se no caso de estadia prolongada num determinado país que não o teu. “Assim que é atingido o limite enquanto está no estrangeiro, uma pequena taxa básica pode ser cobrada. Isto vai ser muito mais baixo do que os atuais limites (os preços máximos que os operadores podem cobrar pelas taxas de roaming na União Europeia) e é muito provável que venha a descer ainda mais”, lê-se num documento oficial emitido em Junho.

Até 15 de Junho de 2017, as tarifas de roaming vão baixar pelo menos uma vez em 2016. Os actuais valores são: 0,19 euros/minuto, 0,06 euros/SMS e 0,20 euros/MB.

Foto: Flickr