Svetlana Alexievich é o Nobel da Literatura 2015


nobel literatura
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

O Nobel da Literatura de 2015 foi atribuído à bielorussa Svetlana Alexievich. A jornalista/escritora é a 112ª autora a ser premiada com a mais importante distinção literária, que em 1998 foi entregue a José Saramago. No ano passado, foi o escritor francês Patrick Modiano que recebeu este Nobel. O prémio não era atribuído a uma mulher desde a escolha de Alice Munro em 2013, tendo sido ganho por mulheres apenas 13 vezes nas 111 ocasiões em que foi galardoado.

Os nomes de escritores que estavam a ser ponderados para a eleição é um segredo muito bem guardado. Ao contrário de prémios de destaque a nível mundial como o Man Booker ou National Book Award, não é elaborada a shorlist ou a longlist de possíveis vencedores entre os finalistas. Este segredo cria ainda mais hype em relação a quem vai ganhar, visto que ninguém sabe sobre quem o comité delibera.

Acerca da vencedora Svetlana Alexievich, houve o seguinte comentário: “O seu corpo de trabalho está na fronteira entre o romance e o documentário, um género que ainda não tinha sido premiado,” disse Bjorn Wiman, editor de cultura do diário Sueco Dagens Nyheter, antes do prémio ser galardoado.

Podes saber quais foram as nossas apostas neste artigo. 

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!