Tudo o que precisas de saber sobre o Netflix


Falta tão pouco. Vai ser às 0h01 de quarta-feira que o Netflix passará a estar disponível em Portugal. Os interessados poderão ir a netflix.pt, criar uma conta a beneficiar de 1 mês gratuito do maior serviço de streaming de séries e filmes.

A poucas horas da chegada do Netflix, é normal que muitas dúvidas persistam. Neste artigo, vamos procurar esclarecer todas elas para que estejas preparado para o grande dia.

Quanto custa o Netflix?

O Netflix estará disponível em três modalidades de preço, consoante a qualidade de imagem e os dispositivos em uso. O catálogo é igual nas três modalidades:

  • 7,99 euros/mês: conteúdos em SD e streaming num só ecrã em simultâneo
  • 9,99 euros/mês: conteúdos em HD e streaming num máximo de 2 ecrãs em simultâneo
  • 11,99 euros/mês: conteúdos em HD/4K e streaming num máximo de 4 ecrãs em simultâneo

tudosobrenetflix_02

Preciso de ter um contrato com uma operadora de comunicações (MEO, NOS, Vodafone) para usar Netflix?

Não. O Netflix é independente da tua operadora de comunicações. Apenas precisas de assinar o serviço e de ter uma ligação à net (banda larga) para o usar.

O que é isso dos ecrãs?

Consoante o plano que assinas, podes usar o Netflix num só ecrã, em 2 ecrãs em simultâneo ou em 4 ecrãs ao mesmo tempo.

Assim, se pagas 9,99 euros/mês, podes estar a ver o Netflix no teu portátil, enquanto outra pessoa está na televisão da sala a usar Netflix. Contudo, se o teu plano é o de 7,99 euros/mês, não estás impedido de usar o Netflix em mais que um equipamento, só não o podes fazer em simultâneo.

tudosobrenetflix_03

Com quantas pessoas posso partilhar a minha conta Netflix?

Teoricamente, não há limite. Desde que dês o teu username e password, qualquer pessoa pode usar a tua conta, respeitando naturalmente o limite de ecrãs em simultâneo.

É possível criar no máximo 5 perfis em cada conta, sendo que cada perfil tem a sua lista de conteúdos recomendados, o seu histórico e as suas preferências de gosto. Cada perfil pode corresponder a uma pessoa distinta ou, em alternativa, podes criar perfis para cada estilo/mood.

Tenho de pagar o Netflix todas os meses?

Não. O Netflix não tem período de fidelização e podes assiná-lo num mês, cancelar no final desse mês e reactivar no início do próximo. As assinaturas duram 30 dias, isto é, se subscreveres a 5 de Novembro tens até 4 de Dezembro para cancelar.

O pagamento é feito através de cartão de crédito ou, caso não o possuas, do sistema MBNet.

Onde posso ver o Netflix?

O Netflix funciona em computadores, tablets, telemóveis e televisões. No computador, o serviço está disponível em netflix.pt ou, no caso do Windows, numa app própria. Nos telemóveis e tablets, terás de instalar a app dependendo do teu sistema operativo: iOS, Android ou Windows.

Quanto à televisão, tens várias opções. No caso de se tratar de uma smart TV da Samsung ou da LG, por exemplo, podes descarregar a app do Netflix da loja respectiva (se ainda não estiver disponível, tenta em breve). O Netflix também estará disponível na PlayStation, na Xbox e na Apple TV.

O Chromecast é uma das melhores soluções para levar o Netflix para a televisão. Trata-se de um pequeno equipamento que custa menos de 40 euros e que ligas à TV, permitindo-te fazer streaming para o grande ecrã do conteúdo que tens num computador, tablet ou telemóvel.

tudosobrenetflix_04

Não existem detalhes sobre a disponibilização do Netflix nas boxes das operadoras. Sabe-se, contudo, que a Vodafone esteve em negociações com o Netflix para firmar uma parceria nesse sentido. Contudo, nada foi anunciado (pelo menos, por enquanto).

O que vai ter o Netflix em Portugal?

Esta é uma pergunta complicada. O catálogo é constantemente alterado pelo Netflix, consoante o que os utilizadores mais querem ver em cada mercado. Ao longo das próximas semanas e meses, o Netflix vai acrescentar conteúdo ao que inicialmente será disponibilizado.

Certo é que podes contar com séries originais do Netflix, como o Bloodline, Grace and Frankie, Daredevil, Narcos, Sense8 ou Unbreakable Kimmy Schmidt. Conteúdos de outras produtoras também estarão disponíveis, mas não esperes os episódios ou temporadas mais recentes – o Netflix está dependente dos direitos que consegue adquirir aos terceiros.

tudosobrenetflix_05

Legendas em português, sim ou não?

Sim. Os filmes e séries do Netflix disponíveis em Portugal terão maioritariamente legendas em Português.

Se já usava a versão norte-americana do Netflix, o que tenho de fazer?

Nada. Basta desligares a tua VPN a partir de 21 de Outubro e terás acesso à versão portuguesa do Netflix. Quando mudares de país (por exemplo, se viajares para os Estados Unidos ou para França), o catálogo do serviço adaptar-se-à ao sítio onde estás.