Upvoted é uma “publicação redditorial” que tu vais gostar de consultar


Upvoted

É possível criar um media a partir de conteúdo do Reddit? O próprio Reddit diz que sim. Esta semana lançou o Upvoted, uma “publicação redditorial” com uma dezena de colaboradores, entre editores, designers e redactores, que agrega as histórias mais populares da comunidade do Reddit.

Assim, o Upvoted é o resultado dos conteúdos mais populares que surgem no fórum e que a equipa “redditorial” considerou relevantes de explorar. Os textos são escritos por um dos quatro redactores da “casa” e são, por vezes, acompanhados de ilustrações ou infografias produzidas internamente. O Upvoted inclui ainda os podcasts da série homónima, bem como uma secção de vídeos que está em clara expansão.

upvoted_02

Todas as histórias do Upvoted têm as discussões do Reddit como pano de fundo, citando os utilizadores do fórum e confrontando as suas palavras com factos e declarações de especialistas. O site é actualizado diariamente pela sua equipa de 10 pessoas, incluindo o antigo director editorial do MySpace Vickie Chang. Por dia, o Upvoted terá 10-20 histórias, mas espera duplicar para 40 num futuro próximo.

upvoted_03

O Upvoted parece uma publicação online como muitas outras. As áreas que aborda são diversas: News, Interesting, Gaming, Travel, Sports, Perspectives, Funny… Na homepage, as várias peças aparecem identificadas com tags como “fresh”, “hot” ou “trending”.

upvoted_04

No Upvoted, não há caixa de comentários, nem forma de os utilizadores interagirem com o conteúdo. Contudo, todas as histórias contém links para as conversas originais no Reddit. Por outro lado, foi criado um novo subreddit (/r/upvoted), que permite aos leitores comentarem e votarem no Reddit as histórias do Upvoted.

O Upvoted surge numa altura em que a equipa fundadora do Reddit voltou a tomar conta da plataforma. Este site editoral é uma tentativa de o Reddit capitalizar aquilo que faz de melhor: destacar o que é interessante na Internet.

De certa forma, o Upvoted é uma forma de o Reddit reconquistar a atenção e o tráfego que perdeu quando os jornais e restantes publicações começaram a ir buscar histórias ao site. Por outro lado, o Upvoted serve para o Reddit atrair uma nova audiência. Na verdade, o fórum tem um aspecto feio e pouco apelativo, mas os utilizadores mais antigos não permitem alterá-lo. Certo é que isto acaba por ser um retardador de mudanças necessárias numa plataforma de que muitos gostavam de gostar mais. No fundo, o Upvoted serve como uma espécie de introdução ao mundo do Reddit para não-utilizadores.

Mas a decisão de o Reddit criar um site editorial tem também por base questões financeiras. É uma nova forma para o Reddit de fazer dinheiro. O Upvoted não vai ter banners ads ou pop-ups, que ninguém quer ver; unicamente conteúdo patrocinado, pago e aprovado por anunciantes e escrito pela mesma equipa editorial que escreve os textos do site.