Vídeos de perfil e bios “à lá Twitter”. As mudanças que o Facebook quer introduzir


Vídeos de perfil facebook
 

O Twitter, o Snapchat e o Tumblr dão-nos relativa liberdade para criar a nossa identidade online. Podemos escrever curta frase que nos apresenta, escolher uma cor de fundo ou mesmo alterar todo o design do perfil. Já no Facebook estamos restritos às formalidades da rede social, que começam na impossibilidade de usar uma alcunha e continuam no design rígido do próprio perfil. Não dá para ser criativo no Facebook.

Ora, Mark Zuckerberg quer mudar isso, numa espécie de regresso ao passado (quem não se lembra de como eram perfis em 2010?) misturado com inspiração no Twitter e no Tumblr.

Não, não vamos poder mudar a cor do Facebook, mas poderás usar vídeos de perfil, usar fotos de perfil temporárias (para apoiar causas), destacar um conjunto de fotos no topo e adicionar uma bio “à lá Twitter” de 100 caracteres.

De certa forma, a ideia do Facebook é que o nosso perfil na rede social seja o centro da nosso presença online.

Vídeos de perfil são a cena

“Mudar de foto de perfil” pode tornar-se uma expressão obsoleta em breve, pois o Facebook está a introduzir uma nova forma de mostrarmos a nossa cara: GIFs. Vais poder criar curtos vídeos de 7 segundos, em loop, para pôr como perfilAssim:

novidadesperfisfb_02

Fotos de perfil que “desaparecem”

A foto de perfil não é algo estático. Por isso é que a mudamos frequentemente, queremos ela represente aquilo que está a passar-se na nossa vida e o que nos é importante.

Às vezes não colocamos a nossa cara como foto de perfil, mas antes o logo do nosso clube, uma imagem partidária ou uma mensagem de apoio a uma causa (quem não se lembra das fotos arco-íris?). Estas situações têm um carácter temporário. Mantemos a foto de perfil durante alguns dias e, depois, voltamos a mudar para a nossa foto habitual.

Assim, o Facebook quer tornar este processo mais simples. Vamos poder definir fotos de perfil temporárias. Isto é, fazer o upload de uma imagem que, findo determinado período de tempo, reverte para a foto aquela que tínhamos antes.

O Facebook diz que as fotos de perfil temporárias podem ser usadas também para comemorar um aniversário, fazer um #tbt ou dizer que estamos em modo férias.

novidadesperfisfb_03

Fotos em destaque e bio “à lá Twitter”

Lembras-te dos perfis de Facebook em 2010? Não havia cover photo ainda, podíamos antes escolher 5 fotos para aparecerem na parte de cima. Agora o Facebook decidiu revisitar esses tempos e está a permitir novamente destacar 5 imagens no topo.

Outra novidade é a possibilidade de escrever uma curta bio “à lá Twitter”. Um breve resumo de que és e do que fazes. Podes usar emojis e há um limite de 100 caracteres.

novidadesperfisfb_04

Para já, todas estas mudanças vão acontecer apenas na versão móvel do Facebook e em determinadas regiões: Reino Unido e Califórnia, nos EUA. Se este teste correr bem, o Facebook prevê lançar as novidades para todos os utilizadores.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.