Yanis Varoufakis vai dar uma aula em Coimbra


Yanis Varoufakis Coimbra

Yanis Varoufakis foi um dos rostos mais presentes e importantes da última crise da Grécia. A sua figura confunde-se com a vitória do Syriza em Janeiro deste ano e com uma economia em declínio, mas sobretudo com uma questão fundamental: o futuro da moeda única europeia.

O agora ex-ministro das finanças grego (demitiu-se em Julho para facilitar as negociações com o Eurogrupo, dentro do qual era uma das vozes mais discordantes) vem a Portugal dar uma aula de finanças. “Democratising the Eurozone” é o tema da palestra que Yanis Varoufakis vai levar ao Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, no dia 17 de Outubro.

Esta aula do ex-ministro grego assinalará o início do ano lectivo dos 12 programas de doutoramento que o CES oferece em parceria com várias unidades da Universidade de Coimbra e com outras Universidades nacionais e internacionais. Varoufakis vai estar em Coimbra no dia 17 de Outubro.

Nascido em Atenas em 1961, Varoufakis tem dupla nacionalidade, grega e australiana. Licenciou-se em Matemática e Estatística e doutorou-se em Economia na Universidade de Essex (Reino Unido), em 1987. Foi professor de Economia e Econometria em vários centros universitários, até que, em 2000, regressou à Grécia onde lecciona Teoria Económica na Universidade de Atenas.

Os seus temas de interesse centram-se sobre as questões relacionadas com a calamidade em curso na Grécia, a zona euro, o futuro da Europa, a economia global (especialmente no contexto da crise de 2008), o pensamento económico, o dinheiro digital e as tendências no capitalismo contemporâneo, destaca o CES.