5 sessões que não podes perder no Lisbon & Estoril Film Festival 2015


A 9ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival volta a trazer os grandes nomes do cinema, literatura e artes plásticas às principais salas da capital. De 6 a 15 de Novembro, são vários os filmes a concurso — bem como homenagens e sessões especiais — que vão passar por lugares tão distintos quanto a Casa das Histórias Paula Rego ou o Museu da Água.

O cartaz completo do Lisbon & Estoril Film Festival 2015 pode ser consultado em: leffest.com/programa. Eis algumas das sessões que não podes mesmo perder:

Antestreia de Minha Mãe do realizador Nanni Moretti

Sexta-feira, 6 de Novembro

O consagrado realizador italiano regressa a Portugal depois de ter apresentado em 2007 a sua longa-metragem O Caimão. Desta feita, Moretti trará a Lisboa Minha Mãe, obra distinguida com o prémio júri ecuménico na 66ª edição do festival de Cannes.

Homenagem a Wim Wenders

Sábado e Domingo, 7 e 8 de Novembro

Durante o fim-de-semana, Wim Wenders apresentará os clássicos As Asas do DesesjoLisbon Story, Until the End End Of The World (versão director’s cut) e O Estado das Coisas, bem como Reverse Angle, diário cinematográfico de Wenders sobre a New Wave Music. Após a exibição dos filmes, existirá uma sessão de perguntas e respostas com o realizador. Importante frisar também a presença do ator Bruno Ganz na conversa sobre o intemporal Asas do Desejo (dia 8 de Novembro às 15h30 no cinema Monumental Medeia).

João Salaviza e elenco discutem Montanha

Domingo, 8 de Novembro

Na antestreia de Montanha, João Salaviza, David Mourato, Cheyenne Rodrigues, Rodrigo Perdigão, Carloto Cotta e Maria João Pinho discutirão a feitura da primeira longa metragem do jovem cineasta, recentemente distinguida no festival de Montpellier.

Homenagem a Jonathan Demme

Terça-feira, 10 de Novembro

Numa das várias sessões em sua homenagem, Jonathan Dumme, realizador de O Silêncio dos Inoncentes e Filadélfia, apresentará o documentário-concerto — gravado com Neil Young no ano de 2005 — numa sessão de perguntas e respostas que terá lugar no Casino do Estoril.

Simpósio Bigger Than Life

Sexta-feira, Sábado e Domingo, 13, 14 e 15 de Novembro

Durante os dias 13, 14 e 15, discutir-se-á a temática da “loucura e criação” no Centro Cultural de Belém. O simpósio divide-se em quatro sessões:

  • 13 de Novembro – A Produção do Novo com: Bernardo Carvalho, Bruno Monsaingeon, Marie-Laure Bernadac e Pedro Strecht
  • 14 de Novembro – Autores e Interpretes com Lucienne Peiry, Bernard Marcadé, Teresa Rita Lopes e Vera Mantero // Trauma, Caos, Criação com Evelyne Grossman, Arnaud Villani, Françoisa Davoine e Hélia Correia
  • 15 de Novembro – Crítica e Clínica com Alberto Ruiz Samaniego, Peter Pàl Pelbart, Ana Godinho e José Gil

leffest15_02