A Finlândia criou os seus próprios emojis


A Finlândia, o país das saunas, do Nokia 3310 e dos jogos da Rovio, tornou-se agora pioneiro no que diz respeito à criação de emojis. No conjunto de imagens lançado, há duas pessoas numa sauna, o próprio 3310 e ainda um metaleiro, uma vez que os finlandeses são loucos por música metal.

Esta ideia terá surgido por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, encarregue pela divulgação dos 30 emojis que farão parte de um calendário de Natal a ser lançado no mês de Dezembro. Aparentemente, o calendário será disponibilizado em diversas línguas, incluindo português.

emojisfinlandia_02

Calendário à parte, ainda não se sabe para que servirão estes emojis, isto é, se poderão ser utilizados em telemóveis, por exemplo. Petra Theman, diretora finlandesa de diplomacia pública, lembra que os emojis são muito utilizados pelos jovens nas suas mensagens de texto, em vez de palavras, tornando a conversa mais divertida tanto visual como verbalmente.

emojisfinlandia_03

Os 3 emojis já divulgados, assim como os restantes 27, foram desenhados pelo Diretor de Arte da agência de marketing e comunicação Hasan&Partners, Bruno Leo Ribeiro, em conjunto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros finlandês. O Ministério assegura que estes são mesmo os primeiros emojis do país.

emojisfinlandia_04

Texto: André Silva
Editado por: Mário Rui André