A “Palavra do Ano 2015” dos dicionários Oxford não é uma palavra, mas sim um emoji


dicionários Oxford
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Pela primeira vez, a palavra do ano dos dicionários Oxford não é uma palavra, mas antes um emoji – o emoji “cara com lágrimas de alegria”. Esta selecção surge como um reconhecimento da importância que os rostos amarelinhos têm ganho na comunicação de hoje em dia.

Apesar de o emoji ser um elemento das mensagens dos adolescentes já há algum tempo, a cultura emoji explodiu e chegou às massas ao longo do último ano, referem a Oxford Dictionaries. “O emoji tornou-se uma das formas de incorporação da vida num mundo digital dominado pelo visual, pela expressão de emoções e obsessivamente imediatista”, diz em comunicado.

O  emoji “cara com lágrimas de alegria” é, segundo a Oxford Dictionaries, uma expressão capaz de representar 2015, relectindo o espírito, disposição e as preocupações deste ano.

Mas a escolha também se baseou no facto de ser o emoji mais popular do mundo, segundo um estudo realizado pela Universidade de Oxford em parceria com a Swiftkey: representou quase 20% dos emojis utilizados nos Estados Unidos e no Reino Unido. A própria palavra “emoji” já faz parte dos dicionários de muitos de nós, tendo a sua utilização aumentado imenso no nosso dia-a-dia.

Os emojis são uma forma de comunicação que transpõe as fronteiras linguísticas. Foram criados em 1999 pelo japonês Shigetaka Kurita, que se inspirou na manga (banda desenhada japonesa), nos caracteres chineses e nos sinais de trânsito.

palavraano15emoji_02

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!