A RTP criou um site para contar a história da extrema esquerda em Portugal


É entre vídeos, depoimentos e conteúdos interactivos que a RTP se propõe a contar a história da extrema esquerda e a assinalar a relevância do seu papel na história de Portugal desde os anos 60 do século XX. “Uma história muito pouco conhecida”, como considerou Luís Marinho da equipa editorial do site.

No site “Extrema Esquerda – Porque é que não fizemos a Revolução?”, estão a ser reunidos testemunhos e lições acerca dos mais variados temas que influenciaram o movimento em Portugal. Nos vídeos já disponibilizados podemos ouvir, por exemplo, Maria José Morgado sobre o assassinato de Ribeiro dos Santos, o escritor Pedro Baptista sobre o marxismo ou Camilo Mortágua sobre o assalto ao paquete Santa Maria em 1961. A este grupo juntam-se outros analistas e testemunhas que presenciaram alguns dos acontecimentos que mais marcaram a história do movimento esquerdista e que contribuem com as suas histórias e lições.

O site disponibiliza duas cronologias interactivas que compilam algumas das datas mais marcantes nos tempos que precederam a revolução de Abril de 1974 e um arquivo fotográfico. Há também uma secção inteira dedicada à música e à influência que teve no seio da extrema-esquerda. O site vai, no entanto, continuar em processo de expansão e apela a que os cidadãos participem com as suas histórias.

O site pode ser consultado aqui.


rtpextremaesquerda_03

Texto de: André Almeida Cabral
Editado por: Mário Rui André