Alcoho-lock: este cadeado não te solta a bicicleta se estiveres bêbado


Se beberes, não pedales. Esta é a ideia do Alcoho-lock, um cadeado para bicicletas que só abre se a taxa de álcool no sangue estiver nos valores permitidos. Como é que o Alcoho-lock sabe o quão embriagado estás? Através do clássico “teste do balão”, sincronizado com uma aplicação para telemóvel.

Não é comum levar-se a bicicleta quando se vai sair, mas pode acontecer. Estacionas a bicicleta, colocas o cadeado e, algumas cervejas, gins ou shots depois, queres voltar a pegar no teu veículo. Ora, conduzir uma bicicleta é uma tarefa de responsabilidade, principalmente se o fizeres na estrada.

Alcoho-lock quer ajudar a previnir acidentes. Se estiveres mais bêbado que o permitido por lei, o cadeado não te solta a bicicleta e a tua única solução é arranjares uma outra forma de ir para casa – nem que seja a pé. Se estiveres bem, a bicicleta é tua. O teste é feito com um sopro no cadeado e o auxílio do teu telemóvel.

A Koowho, empresa japonesa que desenvolveu o Alcoho-lock, diz que ele é o primeiro cadeado alcoolímetro do mundo e que o objectivo é que os ciclistas andem nas suas bicicletas em segurança e sem acidentes.

alchoholock_02

O equipamento não tem um preço convidativo: custa entre 200 e 300 euros (as reservas podem ser feitas por e-mail). É feito de alumínio e pesa pouco mais de 450 gramas. Se estiver totalmente carregada, a bateria permite cerca de 40 testes de álcool. Não se sabe o que acontece se a bateria morrer quando o cadeado está preso à bicicleta