O melhor banco de imagens gratuito está a lançar um livro no Kickstarter


A equipa do Unsplash, o melhor banco de imagens (que é gratuito), decidiu reunir algumas das fotos da sua plataforma num elegante livro de 250 páginas e capa rígida. Às imagens juntou alguns textos e trabalhos artísticos, criados pela sua comunidade de fotógrafos e apaixonados por fotografia. O Unsplash Book está agora em campanha de crowdfunding no Kickstarter.

O Unsplash é um site onde podes encontrar gratuitamente mais de 30 mil fotos, cedidas por mais de 8 mil fotógrafos. As imagens estão publicadas ao abrigo de direitos Creative Commons, o que significa que podes descarregá-las livremente e fazer com elas o que muito te apetecer.

O Unsplash foi criado, há 2 anos e meio, pela Crew, uma agência de criatividade, sediada em Montreal, Canadá. Para um dos seus projectos, a Crew precisava de fotos, mas não as encontrava nos bancos habituais. Por isso, decidiu fazer as suas imagens com um fotógrafo local. Acabou por só usar uma delas e decidiu oferecer as outras gratuitamente num site chamado Unsplash.

“Percebemos que se tivemos bastante dificuldade a encontrar fotos boa e de alta resolução, talvez outras pessoas também passaram pelo mesmo”, escreveu Mikael Cho, fundador da Crew, no Kickstarter. Rapidamente o Unsplash ficou popular. Em poucas horas, as primeiras fotos foram descarregadas mais de 20 mil vezes e o site começou a circular pela comunidade de designers.

Dois anos e meio depois, o Unsplash passou de 10 fotos de 1 fotógrafo, para uma comunidade open-source, em que fotógrafos de várias partes do mundo submetem as suas criações de livre iniciativa para o Unsplash. O site tem milhões e milhões de pageviews por mês.

O Unsplash Book foi criado com a actual comunidade de fotógrafos e de utilizadores do Unsplash, que teve oportunidade de ajudar a Crew a escolher algumas das melhores fotos do site para as 250 páginas do livro. Essas imagens vão ser acompanhadas por pequenos ensaios de criativos, designers, fotógrafos, escritores e filmmakers; e também por ilustrações criadas pela Crew em conjunto com o estúdio de design DeuxHuitHuit, também sediado em Montreal.

theunsplashbook_02

theunsplashbook_03

theunsplashbook_04

theunsplashbook_05

theunsplashbook_06

theunsplashbook_07

A Crew está a pedir 75 mil dólares no Kickstarter, sendo que, a 25 dias do final da campanha, já foram recolhidos mais de 40 mil dólares. O valor vai servir para pagar despesas da produção do livro e os custos associados a uma campanha de Kickstarter; os lucros serão divididos pelos fotógrafos e restantes contribuidores do livro. Para além dos 75 mil que a Crew espera receber através do Kickstarter, já conta com quase 20 mil dólares de patrocinadores, como o Slack, a Squarespace ou a InVision.

Dependendo do valor oferecido (que pode ir de 10 dólares a 3 mil dólares), os contribuidores vão receber uma cópia do livro, em PDF e/ou impressa, um badge de apoio no seu perfil no Unsplash, postais, uma t-shirt ou sweatshirt exclusivas ou ainda a possibilidade de curar uma colecção no site de fotos.

theunsplashbook_08